A Vila Cultural Cora Coralina abre espaço para a ExpoDeriva, exposição fotográfica que celebra 10 anos da Deriva do Bem, um projeto de extensão da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG). A mostra será aberta dia 1º de agosto, às 19h, com visitação ao público até 26/8, e entrada gratuita.

Ao todo serão mais de 350 imagens dispostas em um formato exclusivo para o evento, chamado fotodrops: um suporte de fotografias em MDF, de tamanho diminuto, que permite uma apreciação minuciosa das fotografias expostas. Essa variedade de perspectivas reflete a riqueza das experiências compartilhadas durante as caminhadas e conversas sobre a cidade, realçando a importância do encontro e da memória.

O projeto recebeu ao longo dos anos uma expressiva quantidade de imagens e depoimentos que capturam a experiência de caminhar pelas cidades, refletindo a riqueza e diversidade de perspectivas dos participantes. Essa coleção de fotografias e relatos oferece um retrato marcante das vivências e interações com o ambiente urbano.

“Nesta exposição, buscamos abranger a ampla diversidade de olhares capturados pelos nossos derivantes ao longo desses 12 anos de projeto. Esperamos que, ao percorrer essa exposição, você seja estimulado a observar as cidades com um olhar atento e carinhoso, reconhecendo-as como espaços de vida e compartilhamento”, explica o coordenador do projeto, Bráulio Vinícius Ferreira.

“A Deriva do bem é um projeto que há mais de 11 anos faz o convite às pessoas de saírem de suas casas no sábado pela manhã e caminharem pelas ruas conhecendo e reconhecendo nosso patrimônio material, imaterial e fortalecendo nossa memória. Expor algumas dessas imagens é uma grande alegria. São olhares diversos que capturam a essência da vida urbana em seus detalhes, que muitas vezes não percebemos. Convido todos a encontrarem e reencontrarem nas 354 imagens selecionadas, a nossa história, memória, patrimônio e a alegria de ser goiano”, reforça o coordenador.

A exposição também presta uma homenagem ao professor Lucas Felício, arquiteto e urbanista, que foi um participante especial da “Deriva do Bem”.