A Vila Cultural Cora Coralina, unidade gerida pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e as Embaixadas da Áustria e Turquia, recebe, entre os dias 2 de agosto e 1º de setembro, a exposição “O modernismo vienense na arquitetura e seu impacto no Brasil”. Com entrada gratuita, a mostra aborda a carreira dos arquitetos Clemens Holzmeister e Otto Wagner e suas relações com o Brasil.
A abertura da exposição será no dia 2 de agosto, às 16h, e contará com a presença do embaixador da Áustria, Stefan Scholz; do conselheiro da Embaixada da Turquia, Ömer M. Yazgan, e da reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima. Na ocasião, os arquitetos Golmar Kempinger-Khatibi, presencialmente, e Andreas Nierhaus, virtualmente, realizam palestras sobre o arquiteto Otto Wagner.
Depois, serão abordados os trabalhos de Clemens Holzmeister, com a participação online de Markus Kristan, da professora Dra. T. Elvan Tan e o neto do arquiteto Clemens Holzmeister, Christian Holzmeister. A abertura contará ainda com a participação presencial de Angelina Kratschanova, que abordará as possibilidades de programas de intercâmbio de estudo e pesquisa como Erasmus+ e Horizon Europe para estudantes.
Quem é Clemens Holzmeister*
Austro-brasileiro e arquiteto-chefe da capital turca, Ancara, Clemens Holzmeister foi professor na Akademie de Bildenden Künste até 1961 e o arquiteto austríaco mais reconhecido internacionalmente, com mais de 700 obras. Entre os projetos em seu nome estão inúmeros edifícios públicos ou semipúblicos e igrejas, com destaque para os estilos monumental e sacro.
Leave A Comment