A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) lançou um novo álbum com obras do renomado compositor brasileiro Claudio Santoro, sob regência do diretor artístico e maestro titular Neil Thomson. O lançamento faz parte da Série Brasil em Concerto, fruto de uma parceria entre o Governo de Goiás, o Ministério das Relações Exteriores e a gravadora Naxos.
O álbum já está disponível nas principais plataformas de música, como Spotify, Deezer e Apple Music, e pode ser encontrado pelo nome Symphony N°8. & Cello Concerto. Este é o quarto álbum lançado pela OFG na Série Brasil em Concerto. Os lançamentos anteriores venceram o Prêmio Concerto 2022 CD/DVD/Livros e figuram no top 10 do ranking mundial de música clássica.
O diretor artístico e maestro titular da OFG, Neil Thomson, destaca que nenhum outro compositor brasileiro tem a variedade estilística de Claudio Santoro. “Ele escreveu desde músicas de estilo mais popular e nacionalista até músicas extremamente experimentais envolvendo eletrônica. Este CD mostra o lado mais moderno de Santoro”.
O maestro descreve as duas obras centrais do álbum, a Sinfonia nº 8 e o Concerto para Violoncelo, como extremamente intensas. “Não é música ‘fácil’, mas música de grande profundidade. Música que expressa os conflitos da alma humana”.
Além de Cláudio Santoro e César Guerra-Peixe, compositor de peças gravadas pela OFG em 2022, a orquestra ainda gravará as sinfonias completas de José Siqueira e as obras orquestrais de Edino Krieger.
Leave A Comment