A Prefeitura de Goiânia contabiliza a instalação de 120 academias ao ar livre apenas no primeiro semestre deste ano. Lançado em 2011, o Programa Academia da Saúde (PAS) do Governo Federal,  é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos onde são ofertadas práticas de atividades físicas para população. Esses polos fazem parte da rede de Atenção Primária à Saúde e são dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados.

Vários setores na capital foram contemplados com estes equipamentos urbanos a exemplo do setor Novo Horizonte, Setor Sul, Residencial Porto Seguro, Jardim Vista Bela, Vila Redenção, Residencial Paulo Pacheco, Residencial Carolina Parque, Vila Alto da Glória II, Residencial Antônio Barbosa, Jardim Novo Mundo, Jardim das Aroeiras e Jardim Dom Fernando I. A prática de atividades físicas é fator preventivo para uma série de doenças, como hipertensão arterial, diabetes, obesidade e estresse, além de promover bem-estar e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Cada kit academia é composto por oito aparelhos voltados para o fortalecimento de membros inferiores e superiores: caminhada individual, cavalgada individual, espaldar, esqui individual, pressão de pernas, remada sentada, rotação diagonal e surf com pressão de pernas. O público-alvo são pessoas acima de 12 anos de idade.

De acordo com o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, disponibilizado no ano de 2021 pelo Ministério da Saúde, pessoas adultas ou idosas devem realizar pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ao longo da semana, ou pelo menos 75 minutos de atividade vigorosa.