Goiás terá a execução de 32 obras rodoviárias, com investimento recorde de mais de R$ 2 bilhões. A decisão foi tomada em reunião do Conselho Gestor do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). O cronograma definido nesta última reunião contempla a pavimentação asfáltica de 28 trechos de rodovias, além da construção de três pontes e restauração de 38 quilômetros da GO-050, em Chapadão do Céu.
Desde que foi criado, o Fundeinfra já aprovou 44 obras que somam mais de R$ 3 bilhões e significam obras em mais de mil quilômetros de rodovias. “Quero pedir que avancem nos projetos e que sejam de qualidade, para podermos entregar maior trafegabilidade e proporcionar industrialização a cada uma das regiões. É algo que nunca foi feito, Goiás nunca assistiu investimento nessa proporção”, ressaltou Caiado em pedido aos integrantes do Conselho.
O governador ressaltou que as aprovações de obras do Fundeinfra são democráticas e pensadas estrategicamente em benefício dos contribuintes. “As decisões são tomadas por todos que compõem a comissão, como prefeitos, deputados e membros de todas as entidades de classe que contribuem com essa taxa. É assim que se governa”, pontuou o chefe do Executivo estadual.
O secretário da Infraestrutura e presidente do Conselho Gestor, Pedro Sales, explicou que a aprovação das 44 obras vai nortear o projeto de expansão das rodovias de Goiás. “É um dia muito importante, que lança a semente daquilo que vamos ver germinar por todo esse ciclo”, disse Sales, que destacou ainda a relevância das obras que atendem a região Nordeste do estado. “O conselho trabalha de forma harmônica, buscando obras estruturantes em todo o estado, com a responsabilidade de gerir da melhor forma o recurso do setor produtivo”, pontuou Ailton Vilela, vice-presidente da Faeg.
Entre as obras, destacam-se a pavimentação de 49 quilômetros da GO-050, entre Jataí e Montividiu, no valor de R$ 103 milhões; pavimentação de 86 quilômetros da GO-178, de Itarumã até o trevo com a BR-364, que receberá investimentos de R$ 173 milhões; pavimentação de 61 quilômetros da GO-206, do entroncamento da GO-178 até a GO-184, em Itumirim, com destinação de R$ 137 milhões do Fundo; além da pavimentação de 71 quilômetros da GO-411, de Paraúna até o entroncamento com a GO-174.
Os recursos e as obras do Fundeinfra são geridos de forma compartilhada pelo Estado e o setor produtivo por meio do Conselho Gestor. Integram o órgão deliberativo os conselheiros Ailton José Vilela (Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás – Faeg), Joel Ragagni (Associação dos Produtores de Soja e Milho – Aprosoja), Luís Alberto Pereira (OCB Goiás) e Edwal Freitas Portilho (Associação Pró-Desenvolvimento – Adial).
Completam o conselho, além do presidente Pedro Sales, quatro outros membros do governo do Estado, representados pelos titulares da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).
*Confira as obras aprovadas:*
_Pavimentação_:
– GO-050 (Jataí a Montividiu) – 49,4km – R$ 103 milhões
– GO-221 (Doverlândia até entroncamento com a GO-194) – 23,6km – R$ 16,3 milhões
– GO-306 (Entroncamento com a BR-060 até a GO-050) – 30,3km – R$ 54 milhões
– GO-178 (Itarumã até trevo com a BR-364) – 86km – R$ 173,7 milhões
– GO-206 (Entroncamento com a GO-178 até GO -184) – 68km – R$ 137,3 milhões
– GO-194 (Entroncamento com a GO-221 até Baliza) – 61km – R$ 123,2 milhões
– GO-570 (Anel Viário de Rio Verde: BR-060/ entroncamento GO-210) – 8,8km – R$ 17,8 milhões
– GO-156 (Crixás/Auriverde) – 40km – R$ 80,8 milhões
– GO-139 (Silvânia ao Lago Corumbá IV) – 58km – R$ 117,1 milhões
– GO-425 (Ent. BR-060 ao ent. GO-520 – Anel Sul do DF) – 52km – R$ 115,8 milhões)
– GO-435 (Ent. BR-414 ao Ent. GO-578) – 18km – R$ 36,3 milhões
– GO-460 (Diolândia/São Patrício) – 15km – R$ 30,3 milhões
– GO-110 (Estiva/São Domingos) – 47km – R$ 93,9 milhões
– GO-433 (Ouro Verde/ Souzânia) – 16km – R$ 31,9 milhões
– GO-154 (Cruzeiro do Norte a Novo Planalto) – 37km – R$ 73,9 milhões
– GO-219 (São Miguel do Passa Quatro a Egerineu Teixeira) – 33km – R$ 65,9 milhões
– GO-455 (Entr. GO-239/Entr.GO-455) – 29,6km – R$ 63,1 milhões
– GO-440 (Santo Antônio do Rio Verde, divisa MG) – 32,3km – R$ 64,5 milhões
– GO-206 (Chapadão do Céu, divisa MS) – 10km – R$ 19,9 milhões
– GO-409 (Acreúna: GO-210, BR 060) – 50km – (R$ 99,9 milhões)
– GO-219 (Aragoiania/Hidrolândia/Bela Vista) – 55km – R$ 109,8 milhões
– GO-589 (Santa Maria/Hidrolândia) – 10km – R$ 19,9 milhões
– GO-230 (Entr. BR-414/ até Entr. GO-473, Vila Propício) – 32,68km – R$ 65,8 milhões
– GO-236 (Flores de Goiás/Alvorada do Norte) – R$ 64km – R$ 127,8 milhões
– GO-411 (Paraúna (GO-050) até o entroncamento da GO-174) – 71km – R$ 141,8 milhões
– GO-470 (BR-153 (Rochedo)/GO-147 (Piracanjuba) – 21km – R$ 41,9 milhões
– GO-439 (Pilar de Goiás/Hidrolina – 15km – R$29,9 milhões
– GO-466 (Ent. GO-080 (Nerópolis)/Terezópolis) – 13km – R$ 25,9 milhões
_Restauração:_
– GO-080 (Chapadão do Céu até GO-306) – 38km – R$ 39,6 milhões
_Construção de ponte:_
– GO-338 (Ponte sobre o Rio das Almas, entre São Luíz do Norte e Lavrinha) – 280 metros – R$ 19,8 milhões)
– GO-542 (Ponte sobre o Rio Diamantino) – 70 metros – R$ 5 milhões
– GO-174 (Ponte sobre o Rio Corrente) – 130 metros – R$ 9,3 milhões
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