Durante os meses de setembro e outubro, 32 mulheres kalungas que estão por trás do projeto Tuya Kalunga irão receber capacitação para fortalecer a marca de roupa quilombola, Tuyas Kalunga, que será apresentado na Semana de Moda Goiana – Amarê Fashion. O objetivo é desenvolver a autoralidade da marca e capacitação em acabamento e modelagem.
A marca foi criada a partir do desejo de proporcionar fonte de renda às mulheres kalungas e ajudá-las em sua permanência na comunidade. A marca de roupa Tuya Kalunga, hoje gerida pela Associação de Mulheres, ainda não possui retorno financeiro desejado. Para Maria Helena Serafim, idealizadora da marca Tuya Kalunga, as ações que estão sendo feitas estão incentivando as mulheres a continuarem com a luta de destacar o território kalunga por meio da moda.
Para Elaine Moura, gestora estadual do Projeto Território Empreendedor Nordeste Goiano no Sebrae Goiás, a ideia é apoiar a Associação de Mulheres no desenvolvimento de habilidades empreendedoras. “Buscamos promover o avanço econômico do território, envolvendo lideranças e comunidades locais na construção conjunta de uma agenda de desenvolvimento para a região, visando transformar o território no melhor lugar para se viver e empreender. Na comunidade Kalunga de Monte Alegre temos a Tuia Kalunga como liderança forte. E uma das iniciativas é levá-las para a segunda edição da Amarê Fashion a fim de que elas conheçam o universo da moda a fundo”, explica
MARÊ FASHION – Semana da Moda Goiana, é um evento realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) junto com os parceiros do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Governo de Goiás. Evento tem como objetivo fortalecer os negócios da moda goiana, consolidando o Estado de Goiás como importante polo criador de moda no Brasil.
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