De 21 a 27/8 é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A data  visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação. Neste ano, a campanha  terá como tema “Conectar e somar para construir inclusão”.

O tema visa mostrar à população que, diante da força da Era da Informação e dos impactos que a mesma causa, a conexão – por meio da comunicação interpessoal e digital – é uma ferramenta capaz de ampliar horizontes e perspectivas, permitindo, consequentemente, a união de esforços em torno de uma corrente: a construção da inclusão.

Em Trindade a  Semana Nacional da Pessoa com Deficiência iniciou no domingo (20), com uma missa de abertura no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO). A celebração foi conduzida pelo Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, padre João Paulo Santos. As comemorações seguem até o dia 25, com uma extensa programação, focada na  Vila São Cottolengo,.

O local é  considerado   o maior hospital filantrópico do Centro-Oeste. A instituição é administrada pelos Missionários Redentoristas e pelas Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. São 72 anos de história, com a missão de promover vida com excelência para a pessoa com deficiência e em situação de vulnerabilidade social.

Em período integral, a instituição presta assistência a 330 pacientes com deficiências múltiplas. Atendimento personalizado, terapias específicas e muito carinho são dispensados aos pacientes internos de longa permanência. Além disso, a Vila São Cottolengo conta, também com o Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo. Trata-se de uma escola especializada para receber alunos com deficiências.

Ao longo da semana, muitas atividades serão realizadas com o objetivo principal de desenvolver de forma expansiva a inclusão da pessoa com deficiência, destacando o serviço humanitário da Vila São Cottolengo. Além disso, a instituição busca apresentar e conscientizar a comunidade sobre a importância da inclusão e sensibilizar futuros profissionais da área por meio de palestras com profissionais atuantes na Vila.

O evento contará com diversas atividades abertas ao público. Veja, abaixo o cronograma da Semana da Pessoa com Deficiência:

Segunda-feira (21/08)
· Das 9h até às 11h – Blitz da inclusão, no semáforo do trevo do Fujioka, com trio elétrico, distribuição de material informativo e muita diversão. Apresentação e participação da Ronda da Alegria, pacientes da Vila, alunos do Centro de Ensino e locutores explicando sobre a Vila e a inclusão da pessoa com deficiência.

Terça-feira (22/08)
· Às 8:30 – Torneio de futsal “Conectar e Incluir” no Ginásio de Esporte Armando Grecco, com jogos emocionantes entre instituições de ensino, jogadores profissionais e a própria Vila São Cottolengo.

Quarta-feira (23/08)
· Às 18h – Show do grupo Pagode 100 frescura, na Praça da Amizade, Vila São Cottolengo.

Quinta-feira (24/08)
· Às 9h – Recreação inclusiva na Praça da Amizade, Vila São Cottolengo, com diversas brincadeiras e interação.

Sexta-feira (25/08)
· Às 8h – Caminhada da Inclusão com concentração na Praça da Amizade, em seguida saída da caminhada e encerramento na Basílica do Pai Eterno com momento de louvor.