Com objetivo de incentivar escritores da cidade a criarem obras literárias e valorizar a cultura local, a  Secretaria Municipal de Cultura (Secult) de Aparecida, criou o programa “Aparecida em Letras”.

Segundo o secretário de Cultura, Marcos Alcântara, o programa vai fomentar a criatividade literária de escritores, além de enriquecer a cultura local. “Nós estamos vivenciando um momento muito ímpar e especial da cultura de Aparecida. E o foco do programa é esse, de incentivar, apoiar, valorizar os escritores que tem colocado pontos tão importantes de pesquisas da história da nossa cidade. A Secretaria de Cultura está aí para abraçar todos os escritores, todos aqueles que realmente amam a história e a trajetória da nossa cidade”, ressaltou.

Como parte do lançamento do programa, duas primeiras obras literárias foram apresentadas: ‘Aparecida de Goiânia: Nossa História, Nossa Gente’ e ‘Causos e Lendas de Aparecida de Goiânia’ volumes I e II. Ambas são criações da escritora local Nilda Simone que, ao longo das últimas décadas, pesquisa a história e a cultura aparecidense, ajudando a população a entender e se identificar com a trajetória da cidade centenária.

A autora narra passagens marcantes presentes na memória dos moradores mais velhos. ‘Causos e Lendas de Aparecida de Goiânia’ I e II relembra histórias engraçadas, pitorescas e até aterrorizantes. “Esse livro tem causos e lendas, encantos e mistérios sobre Aparecida que foram vivenciadas pelo meu avô, meu bisavô, nossos amigos, minha mãe, e assim a gente conta”, reiterou a escritora.

O talento e dedicação à escrita da autora  serão utilizadas pedagogicamente na rede municipal de ensino. O presidente da Academia de Letras de Aparecida de Goiânia, Rafael Albuquerque, marcou presença no lançamento do programa Aparecida em Letras e parabenizou a inciativa da Prefeitura.