Goiás é referência nacional na saúde pública e o reflexo disso é o reconhecimento dos hospitais da rede estadual. Nos últimos anos, as unidades de saúde estaduais conquistaram premiações nacionais, como certificados de humanização e de segurança do paciente; e reconhecimento internacional, como o prêmio pela excelência no tratamento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), concedido ao Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo).Entre 6.600 hospitais públicos brasileiros, o HGG, o Crer e o Hugol ficaram entre os 40 melhores do país.
O Hugo recebeu neste ano a premiação internacional Angels Award pelo tratamento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC). A certificação é conferida pela Sociedade Iberoamericana de Enfermidades Cerebrovasculares (SIECV). A unidade é a primeira de Goiás a receber a certificação Platinum, que é fruto do compromisso do trabalho incessante na melhoria do atendimento aos pacientes com AVC.
O selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma marca dos hospitais do Estado. No total, 14 unidades receberam a premiação nacional. São quatro policlínicas e 10 hospitais de grande porte que possuem a certificação. Destaque para o Hospital Estadual Dr. Anis Rassi (HGG), o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol) e o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) que possuem a acreditação por excelência (ONA 3), o mais alto nível de reconhecimento concedido pela organização, que estabelece padrões rigorosos de qualidade, segurança e gestão para as instituições de saúde.
O HDT também teve a chancela de muitas premiações, comprovando a sua atuação destacada. Tornou-se o único hospital da América Latina em sua especialidade a receber o selo de qualidade ONA 3. O hospital também venceu o concurso cultural ‘Somos parte do SUS que dá certo’, e ainda teve o reconhecimento como Hospital Pérola do Ministério da Saúde, tornando-se referência para casos graves da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – como a H1N1.
As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Crer e do HGG foram contempladas em 2022 com o selo UTI Top Performer, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e Epimed Solutions, classificadas entre as mais modernas e de alta performance do país. A honraria do Projeto UTIs Brasileiras destaca 135 UTIs dos 707 hospitais que participam do projeto. Esses dois hospitais, junto com o Hugol, também receberam uma premiação da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) pela eficiência e qualidade no atendimento.
Leave A Comment