A Escola Municipal Alonso Dias Pinheiro exibe, nesta quinta-feira (31/8), às 8h30, no Centro Municipal Cultural Goiânia Ouro, a produção audiovisual “Mistérios ADP e o último totem”, dos estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental. Cerca de 180 pessoas, entre pais, professores, servidores e estudantes, irão prestigiar o resultado do trabalho desenvolvido durante o primeiro semestre.

O filme, com duração de 50 minutos, contou com a orientação e coordenação do professor de Educação Física Neuber Figueiredo de Castro. O projeto teve como objetivo despertar o interesse pela produção audiovisual, além de proporcionar possibilidades de desenvolvimento dos estudantes, no que diz respeito à alfabetização, à socialização e expressão corporal e estímulo à criação artística.

“A escola toda apoiou esse projeto porque acreditamos que o estudante deve trabalhar de forma integral. Por meio dessas oportunidades, descobrimos os talentos das crianças, elas se sentem valorizadas e acolhidas. Levar a produção para fora da escola trouxe uma empolgação ainda maior para eles fazerem o melhor de algo que levarão para a vida, porque eles criaram a história, produziram um filme e um livro”, ressalta a diretora da escola, Nair Pereira Santos Chagas.

A partir da produção do filme, durante as aulas de Letramento, os estudantes escreveram um livro, de 64 páginas, com o título “Audiovisual-Construção de uma história”. Para a escrita do livro, as crianças aprenderam sobre os gêneros textuais e desenvolvimento do senso crítico, criativo e estético. Para o filme, os estudantes desenvolveram conhecimentos técnicos, como planos de imagem, movimentos de câmera, tipos de iluminação, roteiro, dentre outros aspectos.