O governador Ronaldo Caiado confirmou presença na reunião com prefeitos goianos, na Assembleia Legislativa de Goiás quando se discutirá a situação financeira dos municípios, que têm enfrentado dificuldades financeiras devido à queda nas receitas. O encontro será realizado no Auditório Carlos Vieira, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em Goiânia. O ato é coordenado pela Federação Goiana de Municípios (FGM),  Associação Goiana de Municípios (AGM) e   Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB).

O crescimento do salário mínimo acima da inflação; o represamento de Emendas Parlamentares durante 2023, que foi 64% menor do que o último ano; queda na arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços); reajuste do piso salarial do magistério e aprovação do piso nacional da enfermagem sem previsão orçamentária são alguns dos fatores citados pelos presidentes. A mobilização  culminará com protesto nacional marcado para o final do mês.

O presidente da Frente Municipalista na Alego, deputado Lineu Olimpio (MDB), repercutiu, durante a sessão ordinária desta terça-feira, 12, o encontro que acontecerá nesta quarta-feira na Casa. “Nós temos acompanhado a situação que os municípios goianos e brasileiros têm enfrentado. Temos que encontrar uma solução. Socorro paliativo não resolve. Precisamos de uma discussão mais ampla de modo que o Estado e o governo federal possam dar condições reais aos prefeitos de terem uma gestão segura”, defendeu.