Goiânia terá e, caráter permanente, a fixa da direita livre em pontos estratégicos da capital, inclusive na Região Central. A inovação está presente no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) desde 2021, e prevê a possibilidade de o condutor realizar a conversão livre à direita, em cruzamentos semaforizados específicos. Após a entrada em vigor dessa lei, no dia 12 de abril do ano passado, a novidade tem confundido muitos motoristas em municípios onde a conversão foi liberada mesmo com a  placa com a inscrição “Livre à direita”.
“Direita livre não significa avançar o semáforo, já que o condutor só poderá fazê-lo quando o cruzamento for sinalizado com a permissão. Se ela existe, não há o que se falar de avanço de sinal. É uma alteração que será muito bem avaliada pela Mobilidade para que não comprometa o trânsito de pedestres, ciclistas e outros atores do trânsito que são mais vulneráveis”, afirma a Secretaria  de Mobilidade da capital.
A engenharia da pasta leva em consideração a segurança do pedestre, por isso, a inovação deve ser implantada de forma gradativa, em pontos onde a segurança do pedestre não é comprometida. A alteração pode promover uma fluidez maior em vias onde há um maior número de veículos com a intenção de fazer essa conversão.
Outras iniciativas – A Secretaria Municipal de Mobilidade iniciou um projeto para implantação de faixas elevadas nas portas de Cmeis, Ciams, Cais e creches.  Atualmente, a pasta trabalha na implantação de faixas na Região Noroeste da Capital. Já são 25 faixas neste modelo para garantir condições de acessibilidade e conferir mais segurança dos pedestres nas vias públicas. Outra novidade é espaço motobox, espaço reservado aos motociclistas que garante a sua segurança. e que tem avaliação positiva da Mobilidade e da população, que tem respeitado a delimitação do espaço para esses veículos menores e mais vulneráveis.
O objetivo é dar prioridade para quem trafega sobre duas rodas na abertura do sinal de trânsito, permitindo que possa partir antes dos outros veículos quando o semáforo abrir. A Capital possui cerca de 315 motoboxes.
A Secretaria Municipal de Mobilidade iniciou um projeto para implantação de faixas elevadas nas portas de Cmeis, Ciams, Cais e creches.