Dentro das atividades desenvolvidas na Semana Nacional de Trânsito, que acontece desde o dia 18 e segue até 25 de setembro, a Prefeitura de Goiânia lançou, nesta quinta-feira (21/9), a “Operação Campo Cego”, é uma área em que o motorista não consegue visualizar enquanto dirige um veículo. Quando não se tem o controle desse campo, situações como acidentes e que ultrapassagens perigosas podem ocorrer.
Com o tema “Cuidado Campo Cego! O (a) motorista pode não estar vendo você”, a Secretaria Municipal de Mobilidade realizará o trabalho de conscientização com a população e ações voltadas para condutores da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (RMTC). Relatório da CMTC aponta que, somente em 2023, já foram registrados 89 acidentes envolvendo motociclistas.
O motorista da HP Transportes, Nicolau Inácio, que possui 28 anos de experiência no volante de veículo de grande porte, aprovou a iniciativa da Prefeitura de Goiânia. “Esse lançamento é muito importante, pois muitas vezes pensamos que o campo cego é pequeno, algo em torno de 20 centímetros da coluna, mas em uma rotatória ou curva o campo cego pode esconder até um ônibus. Então, as pessoas precisam ficar cientes e tomarem bastante cuidado”.
Saiba como evitar acidentes nos os campos cegos:
Para o motorista dos grades veículos:
1. Sempre olhe para os lados antes de mudar de faixa ou realizar uma manobra;
2. Mantenha uma boa distância entre seu caminhão e outros veículos na estrada;
3. Siga as regras do trânsito e dê preferência às pessoas nas ruas (pedestres, motociclistas etc.);
4. Reduz a velocidade em caso de chuva, neblina ou quaisquer outras condições adversas;
5. Não fique dirigindo por longas horas sem parar para descansar;
6. Procure se certificar exatamente onde estão os seus próprios pontos cegos;
Para os veículos menores (carros, motocicletas e bicicletas)
1. Jamais ultrapasse um caminhão ou carreta pelo direito;
2. Evite manter o seu veículo por um longo período no lado direito de um veículo de grande porte;
3. Se estiver atrás do veículo pesado, mantenha uma boa margem de segurança e, se possível, sempre um pouco mais a esquerda, para que seja mais facilmente visto pelo motorista;
4. Atente-se também ao ponto cego na dianteira do caminhão. Portanto, procure não desacelerar após ultrapassar um caminhão;
5. Caso veja que um caminhão sinalizou que irá mudar de faixa ou fazer uma conversão, procure ser paciente e, se possível, aguarde que a manobra seja finalizada.
Leave A Comment