A  Fundação Ulysses Guimarães (FUG) iniciou hoje, o  projeto Bandeiras e Caminhos que objetiva fortalecer o discurso político e compor as candidaturas emedebistas para eleições de 2024. Foram apresentados dois programas: Educação do Futuro e Caminhos da Cidade. O primeiro busca engajar gestores e lideranças do MDB para o diálogo, compartilhamento e formulação de políticas públicas de educação e tem duas vertentes: a escola do futuro e inclusão produtiva e a cultura da paz.   Já o segundo, visa estimular os diretórios em todo o Brasil a se prepararem para o período pré-eleitoral e eleitoral visando às eleições do próximo ano.

“Goiás é um estado referência no MDB, em razão da qualidade e da boa gestão, especialmente nos municípios”, afirmou o presidente estadual do MDB e vice-governador do Estado, Daniel Vilela, durante o seminário. Ele destacou os  lideres políticos do partido, Iris Rezende e Maguito Vilela ” foram gestores exemplares e que são inspiração para os atuais 36 prefeitos do MDB de Goiás”. Segundo colocou Goiás alcançou o sucesso em importantes políticas públicas. “Um fator interessante é que em nosso estado não existem bairros desassistidos, sem água, energia, segurança, educação e saúde”, em referência às administrações públicas executadas pelo MDB.

Presidente da FUG, o deputado federal Alceu Moreira, discursou sobre sustentabilidade, mobilidade urbana e educação. Segundo ele, a política pública precisa ser uma ferramenta de solução de vida para as pessoas. “O que mais precisamos inaugurar e entregar para sociedade são pessoas qualificadas e dignas. Precisamos aprender a inaugurar gente”, enfatizou.

Prêmio Maguito Vilela

A FUG e o MDB reconhecem e incentivam os gestores públicos que demonstram excelência em seus municípios. Para celebrar e incentivar esse trabalho, foi criado o “Prêmio Boas Práticas em Gestão Municipal”, com o intuito de reconhecer as melhores práticas e inspirar gestores a alcançarem altos padrões de desempenho e transformação por meio da construção e implementação de inovações nas políticas públicas geridas pelo MDB.

Nesta primeira edição, será homenageado Luiz Alberto Maguito Vilela, político reconhecido e com longa trajetória na vida pública, que faleceu em 2021 por complicações da Covid-19.

Segundo o presidente da FUG Goiás e secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), José Frederico Lyra Netto, “a premiação nacional, com o nome de uma das figuras mais importantes do MDB – não só do estado, mas do país – vai influenciar e inspirar novas lideranças”.

O evento contou, ainda, com apresentação de dois painéis, pelo economista Gustavo Grisa e pelo secretário da FUG, Guto Scherer, e com discurso da deputada Federal Marussa Boldrin.  Ainda estiveram presentes o prefeito de Buriti Alegre, André Chaves; o prefeito de Castelândia, Marcos Antônio Carlos; o prefeito de Porteirão, João Henrique Silva; o vice-prefeito de Itapaci, Fábio Oliveira; o vereador de Goiânia Henrique Alves; e de Aragoiânia Serginho; as presidentes do MDB Mulher Goiás, Cleuza Assunção; do MDB Mulher Goiânia, Raquel Mendes; do MDB Mulher Aparecida de Goiânia, Ana Paula; a secretária-geral do MDB Estadual, Iolanda Avelino; o coordenador da Escola de Líderes, Robert Bonifácio; o presidente do Núcleo de Diversidade, Carlos Alencar; a ex-vereadora Célia Valadão e o ex-vereador Andrey Azeredo.