Definida para os dia 9 e 8 de outubro  a  etapa municipal da *4ª Conferência Nacional de Cultura*(CMC) que acontecerá no Memorial Iris Rezende na  Casa de Vidro.
A 18ª CMC,  convocada em caráter extraordinário e em conformidade com a Portaria de nº 45/2023 do MinC, tem como objetivo realizar debates acerca de seis eixos temáticos, estruturar propostas do município de Goiânia que darão sustentação às políticas públicas de Cultura e eleger delegados e delegadas para a 4ª Conferência Estadual de Cultura.
 Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;  Democratização do acesso à cultura e Participação Social;  Identidade, Patrimônio e Memória;  Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;  Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e  Direito às Artes e às Linguagens Digitais, são os eixos de debates.
A Conferência Municipal de Cultura constitui-se numa instância de participação social na qual ocorre articulação entre o governo municipal e a sociedade civil por meio de entidades culturais e segmentos sociais para analisar a conjuntura da área cultural no município, além de propor diretrizes para a formulação de práticas políticas para a área.
Conforme regimento interno da Secretaria Municipal de Cultura, é atribuição do Conselho Municipal de Cultura formular a política cultural municipal, articular com órgãos federais, estaduais e municipais, bem como com universidades, escolas e instituições culturais, de modo a assegurar a coordenação e execução dos programas culturais. Também cabe ao CMC opinar sobre o reconhecimento das instituições culturais, mediante a aprovação de estatutos.
Candidatas e candidatos a delegadas e delegados para  4ª Conferência Estadual, devem indicar no ato da inscrição, a intenção em submeter-se ao processo de eleição. Maiores informações pelo e-mail: cmcgoiania@gmail.com