A Galeria Sebastião dos Reis, do Centro Cultural Octo Marques, apresenta a exposição “Diário do confinamento – autorretrato da pandemia”, de Luiz Basile. A mostra reúne 177 obras do artista, e integra a programação da Feira E-cêntrica, evento promovido pela Nega Lilu Editora, que também traz oficina gratuita de autorretratos e visita guiada, ambas realizadas pelo artista Luiz Basile. A visitação fica aberta ao público de 5 a 23 de outubro, das 9h às 17h, com entrada gratuita. A galeria fica no edifício Parthenon Center, térreo – Rua 4, 515, Centro
O paulista Luiz Basile, durante a pandemia da Covid-19, desenhou e pintou 320 autorretratos, ao longo de 20 meses. O artista conta que, com a rotina determinada pela pandemia, com raras exceções, diariamente, à noite ele se sentava diante do espelho e desenhava por horas. Começou com carvão e o pastel seco, materiais mais familiares. O último trabalho executado por Luiz Basile foi em outubro de 2021, no qual ele reúne 177 autorretratos em técnicas diversas, com aproximadamente 33×48 cm de dimensão, trabalhos que irão compor a exposição.
“Quando sentia que o hábito me levava a desenhar de memória, sem olhar para o espelho, trocava de material, mudava a posição ou o enquadramento. Embora seja um retrato da solidão, penso que este trabalho tem como base o diálogo. Diálogo comigo mesmo, com a história da arte, com o contexto sócio-político e com uma rede de pessoas que se viram refletidas no espelho. É também um diálogo com o futuro. Percebo claramente que sou outro depois dessa experiência”, reflete o artista.
Leave A Comment