O eclipse do Sol, que acontece nesse sábado (14), poderá ser visto de todo o Brasil e é um evento relativamente raro. Em Goiás, segundo a plataforma Time and Date, o eclipse  será parcial e estará  visível entre os horários das 15:18 às 17:55 e ainda dependerá das condições climáticas. Uma das características do eclipse anular é a formação de uma penumbra ou o escurecimento quase total do dia.

O evento é considerado raro porque é preciso um alinhamento correto entre os astros, que possuem órbitas inclinadas um em relação ao outro. Essas trajetórias costumam se “encontrar” apenas umas duas vezes por ano.

Outro ponto interessante é que a sombra projetada pela Lua na Terra é relativamente pequena. Por isso, só algumas regiões conseguem ver o eclipse total, sendo que algumas áreas do planeta nem vão conseguir ver a Lua tampando o Sol.

O eclipse acontece quando a Lua ou a Terra fica na frente do Sol e projeta uma sombra no outro astro. Ou seja, quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, faz uma sombra na superfície do nosso planeta. O mesmo acontece quando é a Terra que passa na frente do Sol e projeta uma sombra na Lua.

  • eclipse solar: a Lua fica entre a Terra e o Sol
  • eclipse lunar: a Terra fica entre a Lua e o Sol

Eles também podem ser divididos em parcial, quando um não cobre totalmente o outro, e total, quando um tampa totalmente o outro.

O deste sábado é um pouco diferente. Apesar da Lua ficar totalmente na frente do Sol, ela não vai cobri-lo por completo. Isso acontece porque a Lua vai estar em um ponto mais distante da Terra – sim, a distância do nosso satélite natural varia um pouco, dependendo de onde está em sua órbita.

Por isso, em alguns lugares, vai dar para ver uma espécie um pouco do Sol na forma de anel em volta da Lua, por isso ele é chamado de anular ou anelar.