Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em 2022, demonstra que se os países não ampliarem suas políticas públicas de incentivo a hábitos saudáveis, até 2030, o sedentarismo pode levar mais de 500 milhões de pessoas a desenvolverem obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

E é justamente para chamar atenção para o combate ao sedentarismo, que um shopping, localizado no Setor Central, e a rede de academias Bluefit promovem um aulão de fitdance neste próximo domingo (15 de outubro), às 10h. A ação é gratuita e aberta aos públicos de todas as idades.

De acordo com o profissional de educação física e gerente da unidade da Bluefit Academia no Shopping Estação Goiânia, Murilo Augusto Soares de Araújo, a prática regular de atividade física contribui para a prevenção, manutenção e tratamento de diversos tipos de doenças, incluindo as mentais. “Os benefícios da prática de exercícios são tantos, que hoje tem se tornado uma prescrição médica para o tratamento de diversos tipos de doenças, como de hipertensão, além dos benefícios psicológicos que também são cientificamente comprovados”, destaca o educador físico.

Conforme explica Murilo Augusto, o ideal é praticar ao menos 30 minutos de atividade física diária, podendo ser uma corrida, caminhada, uma partida de futebol ou aulas de natação e a dança. Já a prática de exercícios físicos como agachamento, flexão de braço e abdominal, comuns na musculação, devem ser realizados de 2 a 3 vezes por semana, com duração mínima de meia hora.  “Qualquer exercício físico, feito com regularidade e orientação profissional, melhora o sistema imunológico, auxilia no controle da pressão arterial e nos níveis de açúcar no sangue e, é claro, beneficia as relações interpessoais”, enfatiza.

As orientações dadas por Murilo encontram respaldo em estudos como o Guia de Atividade Física Para a População Brasileira, organizado pelo Ministério da Saúde e que reúne trabalhos científicos realizados no Brasil e em outros países. Conforme o guia, fazer exercícios regularmente é importante para o pleno desenvolvimento humano, disposição e promoção da interação social. Ainda de acordo com o estudo, os benefícios mais evidentes para o cérebro quando uma pessoa se exercita frequentemente são melhora da memória, da atenção, concentração e do raciocínio.