Para comemorar o aniversário de 90 anos da capital, o zoológico terá acesso gratuito neste sábado 21. O local estará aberto à visitação das 8h30 às 17h. Várias atividades foram preparadas para receber os visitantes a exemplo d ação de  enriquecimento alimentar dos animais pela equipe técnica com oferta de espetinhos de frutas nos período da manhã, no recinto de imersão, e oferta de picolés para os grandes felinos no período da tarde. Haverá também apresentação de coral infantil, atividades teatrais. O espaço que abriga animais taxidermizados também estará aberto ao público sem qualquer ônus.
A área onde se localiza o Parque Zoológico de Goiânia foi doada pelo fazendeiro Urias Magalhães em 1933, ainda no início da construção de Goiânia. A ideia eracriar um ponto de ligação entre a nova capital que surgia e Campinas (hoje, um bairro de Goiânia). Desta forma, ainda no início dos anos de 1940, o espaço foi destinado à construção do Lago das Rosas como um local de recreação e lazer. Parte da área era utilizada para a plantação de hortaliças (daí a denominação de “Horto”) que abasteciam hospitais da cidade, entre eles a Santa Casa.
Em 1953, Saturnino Maciel de Carvalho, o responsável pelo “Horto”, conheceu o professor e ornitólogo José Hidasi, que doou alguns animais para o local, transformando-o em um mini zoológico. A partir de então, a tradição de visitar o parque foi iniciada. A partir daí, Saturnino Carvalho acampou a ideia de criar um jardim zoológico para a cidade. A ideia teve o apoio do governador Pedro Ludovico, e em 1956 o Parque Zoológico de Goiânia foi oficialmente fundado.