Uma das primeiras ações do Programa Centraliza lançado pela Prefeitura de Goiânia, é a instalação de 80 novos abrigos voltados ao transporte coletivo na Capital. A ordem de serviço para início da instalação dos equipamentos foi assinada na manhã desta segunda-feira (23/10) durante solenidade de apresentação do programa de requalificação da Região Central de Goiânia, dentro da programação dos festejos pelos 90 anos do município.
A instalação dos novos equipamentos será realizada por meio de uma parceria público-privada celebrada por meio de um processo licitatório coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), que prevê a instalação de mais de 200 novos abrigos em todas as regiões da Capital até o final de 2024.
Conforme contrato celebrado com a empresa vencedora da licitação, os abrigos deverão ser construídos com estrutura metálica e vidro temperado, garantindo conforto e segurança aos passageiros. Além disso, todo o calçamento do espaço deve ser adequado às normas inerentes à acessibilidade, com piso tátil e rebaixamento para acesso de cadeirantes.
O primeiro ponto de ônibus a receber a nova estrutura e passar pelas devidas adequações físicas será o localizado na Avenida Tocantins, ao lado do Teatro Goiânia, e que serve de parada para 18 linhas do transporte coletivo na Capital, recebendo diariamente milhares de passageiros.
Segundo o titular da Seplanh, Valfran Ribeiro, a iniciativa segue determinação do prefeito Rogério para melhorar os abrigos de ônibus em Goiânia, garantindo segurança para o cidadão na espera do transporte coletivo. “Graças a um esforço da gestão conseguimos reverter um processo administrativo que estava emperrado e, com isso, a cidade irá ganhar cerca de 200 novos abrigos e a reforma de outros 500”, detalhou.
A expectativa é de que todo o processo de instalação ou substituição dos cerca de 80 abrigos na Região Central da Capital seja realizado até o início de 2024, garantindo mais segurança a todos que usam o transporte coletivo no município.
Além da instalação dos novos abrigos, a Região Central é beneficiada com outras ações imediatas, dentre elas, o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) realizado no Mercado da Rua 3; obras de recapeamento asfáltico; modernização da iluminação com LED; e o recolhimento de fios excedentes e em desuso de postes da Região Central pelo Programa Cidade Segura.
Leave A Comment