Pessoas em situação de vulnerabilidade receberão passagens de ônibus de ida e volta para entrevistas de emprego, incentivo que será executado via Goiás Social e Secretaria da Retomada. Nesta primeira etapa do projeto serão disponibilizadas 1,5 mil passagens por mês, que vão garantir a cada beneficiado o deslocamento para cinco oportunidades de trabalho.

As passagens serão distribuídas durante ação de Ouvidoria Social, que é a busca ativa por famílias que precisam das políticas assistenciais do Estado. Nessas visitas em que são entregues cestas básicas e outros produtos de primeira necessidade, a equipe do Goiás Social faz também uma triagem com o objetivo de encontrar uma vaga de emprego para os adultos que desejam trabalhar.

Algumas das principais características que marcam o estado de vulnerabilidade social são as condições precárias de moradia e saneamento, os meios de subsistência inexistentes e a ausência de um ambiente familiar, por exemplo.

Todos esses fatores compõem o estágio de risco social, ou seja, quando o indivíduo deixa de ter condições de usufruir dos mesmos direitos e deveres dos outros cidadãos, devido ao desequilíbrio socioeconômico instaurado.

As pessoas que são consideradas “vulneráveis sociais” são aquelas que estão perdendo a sua representatividade na sociedade, e geralmente dependem de auxílios de terceiros para garantirem a sua sobrevivência.