Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Goiânia realiza diariamente o monitoramento preventivo de áreas de risco na Capital, com três equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), 24 horas por dia.

A ação conta com o suporte de mais de 90 viaturas da Guarda Civil Metropolitana (GCM), espalhadas pela cidade. Em dias de fortes chuvas, os agentes são acionados para a tomada das primeiras intervenções e sinalizações necessárias, quando se deparam com alguma situação de risco, até a chegada de equipes da Defesa Civil ou de alguma secretaria municipal, para eventual atendimento emergencial.

Rios como o Meia Ponte, ribeirões, córregos, erosões e áreas de riscos são constantemente monitorados, com o objetivo de verificar se esses locais apresentam algum grau de risco para moradores e transeuntes, em todas as regiões da Capital. Nesses locais, as equipes da Compdec fazem um diagnóstico da situação para a posterior tomada de decisão a fim de evitar futuros transtornos. Com o mapeamento, o órgão verifica se há a necessidade de sinalizar o local como alerta à população.

Coordenador-executivo da Defesa Civil, Robledo Mendonça ressalta que o trabalho preventivo não se dá apenas no período chuvoso. “Durante todo o período de estiagem, a Defesa Civil de Goiânia realiza vistorias e monitoramentos nos pontos sensíveis da Capital, e toda e qualquer situação de risco que observamos, é feito um relatório e encaminhado às secretarias municipais para buscarem as medidas que eliminem os riscos”, destaca.

As medidas preventivas tomadas pela Defesa Civil, antes mesmo da temporada de chuvas, ganham importância diante do alerta emitido esta semana pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), de risco de tempestades para cerca de 100 municípios do Estado, incluindo Goiânia.

Por isso mesmo, áreas com risco de deslizamentos estão sendo monitoradas diariamente, entre elas as localizadas na Vila Bandeirantes (Rua 9), Jardim Novo Mundo 2 ( Avenida Lincoln), Parque Tremendão (Rua Austrália) e Jardim Petrópolis ( Rua Mantiqueira).

Robledo Mendonça explica que a Defesa Civil trabalha em consonância com as demais pastas da Prefeitura de Goiânia, repassando todas as informações atinentes a cada uma delas. Por exemplo, situações relacionadas ao sistema de drenagem e obras, imediatamente a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) é acionada.

“Nos casos que envolvem limpeza urbana, principalmente às margens dos cursos hídricos que cortam a Capital e também sobre poda de árvores, nós contatamos com a Comurg”, destaca o coordenador-executivo da Defesa Civil.

Se há a necessidade de encaminhar alguma pessoa ou família para abrigos provisórios da Prefeitura, há também uma parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), que já tem reservado um espaço para atendimento às demandas da Defesa Civil. “Esses são exemplos, a Defesa Civil trabalha de forma integrada com todas as secretarias municipais e demais órgãos de Goiânia.

Dicas à população:

– Descarte lixo em lixeiras elevadas e somente no dia que o caminhão for passar

– Evite transitar durante tempestades

– Não enfrente ruas alagadas, principalmente nas baixadas

– Não estacione seu veículo embaixo de árvores

– Em caso de emergência, ligue 153 ou 193