Guarda=chuvas azuis que enfeitam a Rua do Lazer no centro da capital chamam a atenção da população para a conscientização quanto a importância da prevenção e ao tratamento do câncer de próstata. A A ação emprega dezenas de guarda-chuvas azuis ao longo de aproximadamente 100 metros da via. A instalação da decoração se iniciou no dia 6 de novembro e deve permanecer durante todo mês.
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
É o tipo de tumor mais comum em homens com mais de 50 anos. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. A doença é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado.
Exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família). Pessoas negras também têm maior predisposição para desenvolver este tipo de câncer devido ao fator genético. É importante destacar que todos homens dentro destas condições devem realizar os exames preventivos anualmente.