Uma sondagem realizada pelo Grupo Prospecta com moradores de Trindade em 2023 mostra que, entre os que pretendem comprar um imóvel, 91% dos entrevistados desejam permanecer na cidade. O estudo aponta para o crescimento do sentimento de pertencimento ao município, que já foi considerado cidade-dormitório por estar muito próximo à capital,  apenas a 25 quilômetros.

Com 142 mil moradores, Trindade teve um crescimento populacional de 36,3% entre 2010 e 2022, segundo o último Censo, e hoje é o nono em número de habitantes no Estado.  Em 35 anos, a malha urbana mais que triplicou. Era 14,10 Km2 em 1985 e chegou a 48,85 Km2 em 2020. Apesar de seu clima interiorano, o município é destaque na economia do estado, com 15º Produto Interno Bruto (PIB)  no ranking dos 246 municípios, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE.

“Trindade conserva sua identidade cultural, oferece um clima interiorano desejado por muitos, está muito perto da capital e tem seu desenvolvimento próprio. Tudo isso tem contribuído para fixar sua própria população e até atrair gente de fora”, diz Adriano Artiaga, diretor da Aoka Urbanismo, que contratou a pesquisa para orientar seus investimentos na cidade.

O estudo também apontou que o desejo da população é por melhoria nas opções de moradia da cidade: um em cada três entrevistados gostariam de viver em condomínio horizontal.  É esta aspiração que orientou as ações da Aoka Urbanismo em Trindade. A empresa de desenvolvimento urbano anunciou o lançamento do Santíssimo Casa e Lazer, condomínio horizontal implantado em uma área total de mais de 300 mil m2, com lotes a partir de 240 metros quadrados. O pré-lançamento está agendado para dezembro.

“Foi com bastante esforço que traçamos cada linha deste projeto. Ele foi exaustivamente discutido com uma equipe técnica multidisciplinar de arquitetos, engenheiros e paisagistas, para chegar a um resultado final que atendesse às expectativas do público”, acrescenta Raoni Artiaga, também diretor da Aoka.

Segurança, infraestrutura, a interação com o verde e o lazer são os pontos fortes do projeto, que contará com portaria 24 horas, ruas pavimentadas, redes de água e esgoto, praças, playground, área gourmet com churrasqueira, forno de pizza e fogão à lenha, piscinas adulto e infantil, salão de festas, academia e quadras poliesportiva, de futebol e de areia e mercado autônomo. Internamente, os moradores contarão com pomar com espécies nativas do cerrado, árvores frutíferas e horta comunitária. Na parte externa, um parque será implantado para toda a comunidade.

Além de atender à demanda da cidade, o empreendimento também irá contribuir com a economia local e empregos. A expectativa é movimentar cerca de R$100 milhões em negócios na cidade e cerca de 200 trabalhadores, entre diretos e indiretos, serão contratados para a obra.