Em sessão plenária o vereador Paulo Magalhães (UB) apresentou o Projeto de Lei (PL) que institui a Medalha Manoel dos Reis Machado – Mestre Bimba, a ser conferida aos capoeiristas do Estado de Goiás.
De acordo com a proposta, as medalhas serão outorgadas anualmente, em Sessão Solene, na semana do dia 5 de julho, levando em consideração a data estipulada no calendário nacional de datas comemorativas como o Dia da Capoeira. Serão homenageados capoeiristas profissionais ou amadores.
Segundo o vereador Paulo Magalhães, o projeto de criação da medalha tem o propósito de homenagear Manoel dos Reis Machado – Mestre Bimba, e através dela os adeptos da prática de capoeira que é um misto de artes marciais e dança, e que desde 2014 é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade.
“A capoeira hoje é vista como esporte nacional no Brasil graças ao Mestre Bimba que conseguiu espalhar o seu legado por todo o mundo. Assim, entendemos que esta medalha contribui para manter viva a chama da capoeira como esporte nacional bem como para honrar a história de vida desse homem que tanto contribuiu para a preservação da história e cultura folclórica do Brasil”, frisou Magalhães.
Mestre Bimba que nasceu em 1899 foi um homem a frente do seu tempo que mesmo sendo de origem humilde não mediu esforços para preservar a história, a cultura africana e a tradição da capoeira como esporte no Brasil.
A primeira academia de capoeira no Mundo foi fundada em 1932 em Salvador por Mestre Bimba com o nome de Academia-Escola de Cultura Regional. Bimba foi também responsável por acrescentar movimentos a capoeira e por desenvolver um método de ensino para facilitar o aprendizado.
Em julho de 1953, Bimba realizou uma demonstração de capoeira para o então presidente Getúlio Vargas, que declarou: “A capoeira é o único esporte verdadeiramente brasileiro”.
Em 1973, Bimba se mudou para Goiânia onde residiu até a sua morte.
Leave A Comment