Em cartaz no Cine Cultura o longa-metragem Samsara – a Jornada da Alma, do diretor Lois Patiño. Filmado no Laos e na Tanzânia, o filme do jovem Lois Patiño tem imagens impactantes e é uma verdadeira experiência cinematográfica! Durante 15 minutos ele propõe uma imersão única que leva o espectador para a vida após a morte, digna de uma tela de cinema.
No Laos, dezenas de adolescentes vivem e estudam juntos em templos budistas. Um jovem atravessa o rio todos os dias para ler um texto para uma senhora idosa que serve de guia para encontrar o caminho da vida após a morte. Quando a mulher morre, seu espírito inicia uma jornada sensorial rumo à reencarnação em seu próximo corpo. Para completar a viagem, é preciso confiar em se deixar levar pelo som e pela luz.
Ganhador na mostra Encontros na Berlinale 2023, Lois Patiño, diretor do filme, conduz o espectador para outra dimensão tratando o ciclo de nascimento, morte e reencarnação através da imagem, assim como Apichatpong Weerasethakul.
Na programação da sala também seguem em cartaz as produções As Oito Montanhas, Tia Virgínia e Terra de Deus. Já no sábado, será exibido mais uma sessão gratuita dos Clássicos do Cultura, com uma das obras-primas do cineasta francês Robert Bresson, Pickpocket, filme de 1959.
E na próxima quarta-feira (22/11), às 20h30, o Cine Cultura recebe o lançamento do documentário Dancehall: Uma História a Ser Contada, longa-metragem goiano, dirigido por Gabriel Afonso.
Sinopses
1º – Tia Virgínia (2023, Brasil, livre, 98 min, dir: Fábio Meira)
Virgínia é uma mulher de 70 anos que nunca se casou ou teve filhos. Convencida pelas irmãs, ela muda de cidade para cuidar dos pais. O filme se desenrola em um único dia, quando Virgínia se prepara para receber as irmãs Vanda e Valquíria, que viajam para celebrar o Natal.
2º – As Oito Montanhas (2023, Itália, 14 anos, 147 min, dir: Felix van Groeningen e Charlotte Vandermeersch)
Uma jornada épica de amizade e autodescoberta nos incríveis Alpes italianos, As Oito Montanhas segue ao longo de quatro décadas o profundo e complexo relacionamento entre Pietro e Bruno.
3º – Samsara – a Jornada da Alma (2023, Espanha, 12 anos, 113 min, dir: Lois Patiño)
Nos templos do Laos, por meio do bardo, monges adolescentes acompanham uma alma em trânsito de um corpo para outro. Uma viagem luminosa e sonora leva a reencarnar nas praias de Zanzibar, onde grupos de mulheres trabalham em fazendas de algas marinhas.
4º – Terra de Deus (2023, Islândia, 16 anos, 143 min, dir: Hlynur Pálmason)
No final do século 19, um jovem padre dinamarquês viaja para uma parte remota da Islândia para construir uma igreja e fotografar seu povo. Mas quanto mais fundo ele entra na paisagem implacável, mas ele se desvia de seu propósito.
5º – Pickpocket (1959, França, 10 anos, 76 min, dir: Robert Bresson)
Michel é libertado da prisão após cumprir uma pena por roubo. Sua mãe morreu, portanto, ele recorre aos furtos como meio de sobrevivência.
6º – Dancehall (2023, Brasil-Goiás, Livre, 67 min, dir: Gabriel Afonso)
Um breve registro da história do Dancehall em terras goianas e na região metropolitana. Dancehall é uma dança sociocultural de origem jamaicana, muito usada por diversos artistas nacionais e internacionais por seus movimentos serem sensuais e únicos.
Confira a programação de 16 a 22/11
Dia 16/11
15h – Samsara – a Jornada da Alma (12 anos)
17h15 – As Oito Montanhas (14 anos)
20h – Tia Virgínia (Livre)
Dia 17/11
Fechado para dedetização
Dia 18/11
14h – Clássico do Cultura: Pickpocket (10 anos) – entrada gratuita
15h30 – Tia Virgínia (Livre)
17h20 – Samsara – a Jornada da Alma (12 anos)
19h30 – As Oito Montanhas (14 anos)
De 19 a 21/11
15h – As Oito Montanhas (14 anos)
17h45 – Samsara – a Jornada da Alma (12 anos)
20h – Tia Virgínia (Livre)
Dia 22/11
13h45 – Terra de Deus (16 anos)
16h30 – Samsara – a Jornada da Alma (12 anos)
18h35 – Tia Virgínia (Livre)
20h30 – Lançamento: Dancehall: Uma História a Ser Contada (Livre) – entrada gratuita
O Cine Cultura funciona no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, inclusive nos fins de semana. Para os filmes do circuito comercial da sala o ingresso tem valor de R$10 (inteira) e R$ 5 (meia) e devem ser adquiridos na bilheteria da unidade, apenas em dinheiro. Lembrando que toda segunda-feira tem ingresso único de meia-entrada.
Leave A Comment