Uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) aponta que as promoções da Black Friday neste ano devem injetar R$ 15,5 bilhões na economia brasileira. A campanha nacional, que tem um forte impacto no comércio varejista, nos últimos anos também tem tido forte apelo junto ao segundo maior polo atacadista e de distribuição de moda do Brasil, a Região da Rua 44, em Goiânia.

 De acordo com o presidente da Associação Empresarial da Região da Rua 44 (AER44), Lauro Naves, o polo de moda segue predominantemente voltado para o atacado, mas é notório que o público do varejo e do atacarejo (cliente do varejo que aproveita preço de atacado) cresceu muito nos últimos anos, representando, em média, entre 20% e 30% do volume de vendas na região. “Os shoppings, galerias e lojistas da 44 têm buscado atrair esses clientes por meio desse engajamento gerado pela Black Friday”, afirma o líder empresarial.

Lauro lembra que nem sempre essa tradição da Black Friday foi relevante para a região, porque o foco maior sempre foi, e ainda segue sendo, o atacado da moda. “Mas hoje, como a 44 se consolidou num dos principais pontos turísticos de Goiás, é grande o número de clientes que vêm aqui para comprar no varejo ou no atacarejo, aproveitando o preço de atacado e também a elevada qualidade das nossas roupas e enorme variedade. Portanto, nossos shoppings e lojas passaram a se engajar nessa campanha para atrair esse consumidor final”, afirma Naves.

O presidente da AER44 explica que mesmo praticando preços de atacado, muitos lojistas na Região da 44 conseguem, neste mês de novembro, praticar descontos relevantes. “Há muitas marcas que já estão liquidando os estoques de coleções antigas. Ou então lojistas que estão migrando de segmento, como por exemplo de modinha básica para moda fitness, e com isso precisam também liquidar seus estoques, daí temos muitas oportunidades para oferecer ótimos descontos”, pontua Lauro.

Outro motivo que tem feito com que os empreendimentos na 44 invistam cada vez mais em campanhas de marketing da Black Friday é a proximidade com a época do pagamento do 13º salário, cuja primeira parcela para a grande maioria dos trabalhadores formais deve ser paga no próximo dia 30. “Essa campanha de promoções ajuda a atrair esse comprador do varejo e do atacarejo, especialmente neste período de fim de ano. Bem como o próprio atacadista, que também está pensando em fazer bons negócios com o pagamento do 13⁰”, completa Lauro Naves.

Mas apesar da adesão recente da grande maioria dos lojistas à Black Friday, alguns shoppings da Região da 44, já em anos anteriores, promovem um trabalho de marketing especial voltado para essa época do ano. É o caso do Mega Moda Shopping e do Mega Moda Park, dois dos maiores empreendimentos do polo atacadista de moda em Goiânia. Ao longo de todo este mês de novembro os dois shoppings, juntamente com o Mini Moda,  estão promovendo uma série de lives para maximizar as ações de Black Friday, promovidas por seus lojistas. O objetivo é atrair ainda mais a atenção dos compradores atacadistas, que estão preparando seus estoques para as vendas de fim de ano, mas também buscar os clientes finais que também vão à Região da 44 para aproveitar os preços de atacado.

“Nossas ações durante esse período de Black Friday visam atingir principalmente os atacadistas, mas percebemos que acabamos atingindo também aquele comprador do varejo e do atacarejo, que já conhece ou já ouviu falar da 44. Ou então aquele cliente, que muitas vezes vem do interior e visita o nosso polo para comprar roupa para toda a família e para o ano todo”, explica Tássia Carvalho, gerente de marketing do Mega Moda. Ela conta ainda que já no mês de setembro, os três shoppings do grupo Mega Moda, promoveram uma campanha especial de descontos, visando atrair justamente os atacadistas que em novembro irão realizar suas campanhas de Black Friday.

Inaugurado no fim de 2019, o Shopping Gallo está entre os novos perfis de empreendimentos que estão preparados também para atender esse crescente público do varejo e do atacarejo na Região da 44. “Nossa campanha de Black Friday tem como foco principal o público do varejo, que já responde por uma grande parte das vendas no nosso polo confeccionista. O nosso empreendimento já foi concebido com atenção a esse consumidor final, que aproveita o preço de atacado, portanto, temos lojas maiores com provadores, todas climatizadas e uma praça de alimentação bem mais completa. Tudo para receber bem esse comprador, que não é atacadista, mas gosta de comprar na 44”, explica Emmanuel Cardoso, coordenador de marketing do Shopping Gallo.

Uma das ações de marketing neste mês de novembro lançada pelo Shopping é o “Esquenta Black Friday”, em que todos os clientes que comprarem acima de R$ 200, ganham o direito de estourar um balão, onde dentro há a informação de um brinde que o cliente leva na hora, podendo ser desde um sorvete na praça de alimentação, até copos térmicos da marca Stanley. “Além disso, estamos dando um amplo apoio aos nossos lojistas nas redes sociais para divulgarem suas campanhas de Black Friday, que estão trazendo descontos, em alguns casos, de até 65%”, afirma Emmanuel.