Os conselheiros tutelares de Goiás foram homenageados em sessão solene extraordinária realizada nesta quinta-feira, 23, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Por iniciativa do presidente da Casa de Leis, deputado Bruno Peixoto (UB), mais de 130 conselheiros receberam o Certificado de Mérito Legislativo. Bruno se comprometeu a se reunir com o governador Ronaldo Caiado para debater a possibilidade para que os conselheiros tenham direito ao plano de saúde, do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo).
O presidente da Alego expressou seu respeito e carinho pela vice-presidente da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares (Acetego), Danielle Paula, e se comprometeu a apoiar as demandas dessa importante categoria profissional. “O trabalho dos conselheiros tutelares é digno de reconhecimento. Eles enfrentam situações de risco e são verdadeiros psicólogos, além de cuidarem das crianças em momentos delicados. Estamos aqui para apoiar e buscar soluções para as demandas que surgirem.”
A primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, defendeu o trabalho dos conselheiros tutelares do estado: “Nas dificuldades das crianças e adolescentes são eles que chegam, são eles que cuidam, são eles que enfrentam o momento mais doloroso que os menores em situação de vulnerabilidade passam”, afirmou.
“O próprio Estatuto da Criança e do Adolescente assegura que os direitos das nossas crianças e adolescentes são responsabilidade da família, da comunidade, da sociedade em geral e, claro, do Poder Público”, reconheceu a primeira-dama, que se colocou à disposição para o diálogo sobre a execução conjunta de políticas sociais. Entre as ações do Governo de Goiás, destacou os programas Mães de Goiás e o Aprendiz do Futuro, além do Bolsa Estudo.
Os conselheiros são eleitos de quatro em quatro anos pelo voto popular, com possibilidade de reeleição, e responsáveis por fiscalizar se a família, a comunidade, o poder público e a sociedade em geral estão assegurando a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Leave A Comment