A gestação requer um bom acompanhamento pré-natal, importante tanto em relação aos cuidados com o desenvolvimento do bebê como com a saúde da mãe. Nessa fase, uma das preocupações está em a gestante ter um diagnóstico de trombofilia antes da gravidez, pois, assim, há uma maior probabilidade de ocorrência de uma trombose, quando há um entupimento total ou parcial das veias.
Para debater o assunto, a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescente e Família, presidida pelo deputado federal por Goiás, Zacarias Calil realizou audiência pública com a temática: Prematuridade, uma emergência silenciosa. E, um dos aspectos em destaque, além das causas e consequências, foi a necessidade de políticas públicas capazes de evitar danos irreparáveis para bebês e gestantes.
A gestora pública da saúde, coordenadora do luto parental de Goiás, fundadora do Gestar com trombofilia (projeto nacional de atendimento às mulheres com trombose), dra. Ludmilla Faria Ferreira, participou dos debates e abordou a importância na inclusão dos exames de rastreio de trombofilia, como rotina do pré-natal, a serem realizados no 1º trimestre de gestação. Segundo ela o motivo é que a trombofilia provoca as três maiores causas de partos prematuros, sendo Pré-eclâmpsia, a principal causa da prematuridade, Síndrome de hellp e Descolamento prematuro de placenta.
Segundo explicou a médica, a Trombofilia é uma predisposição em desenvolver trombose naqueles indivíduos que possuem anomalias nos fatores de coagulação do sangue, aumentando o risco de formação de coágulos sanguíneos. Na gravidez, pode levar ao entupimento parcial ou total das veias. “Na gestação, as chances de trombofilia são maiores, já que toda gestante experimenta um aumento da coagulação sanguínea. Traduzindo: tudo que leva o sangue a circular mais devagar, ou, obstrui total ou parcialmente a circulação sanguínea.”
Conforme explica Ludmilla Faria, seria adequado ter um diagnóstico antes da gravidez, para que durante a gravidez, a gestante possa fazer um bom acompanhamento pré-natal par que a gestação seja programada com tratamento adequado.
Leave A Comment