Cerca de 22 municípios goianos receberam, nesta segunda-feira,27, 46 máquinas e equipamentos para apoiar atividades da agricultura familiar. A solenidade foi realizada na sede da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em Goiânia, e contou com a presença de gestores estaduais e federais, deputados federais goianos, prefeitos e secretários municipais.
Foram firmados termos de cessão de uso para 22 tratores agrícolas, 13 grades aradoras, duas retroescavadeiras, dois distribuidores de calcário, duas plantadeiras adubadeiras, duas colhedoras de forragens, uma carreta reboque, um caminhão basculante e um caminhão compactador. Os itens foram adquiridos com recursos de emendas da bancada federal goiana no Congresso Federal. A Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) repassou R$ 7 milhões por meio de convênios com contrapartida do Governo de Goiás.
O secretário de Agricultura e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, destacou a importância dos equipamento no desenvolvimento de políticas voltadas para a agricultura familiar, como apoiar os produtores que participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O presidente da Emater, Rafael Gouveia, lembrou que o agricultor familiar geralmente não tem condição de adquirir tratores e outras máquinas de maior porte.
Coordenadora da bancada goiana no Congresso Nacional, a deputada federal Flávia Morais citou o empenho dos parlamentares em destinar recursos aos municípios e garantiu mais recursos para máquinas e equipamentos. “Está mantida a emenda da bancada para o ano que vem. Vamos trabalhar para levar mais máquinas aos municípios, de forma que os prefeitos possam entregar mais aos pequenos produtores”.
As 46 máquinas e equipamentos entregues nesta segunda-feira se somam agora a outros 951 bens já repassados pelo Governo de Goiás desde 2019, dentro do projeto Mecaniza Campo. O total de municípios beneficiados chega a 243, com mais de R$ 202 milhões em investimentos realizados. Foram beneficiados os municípios de Hidrolândia, Avelinópolis, Catalão, Itapaci, Faina, Cavalcante, Iporá, Itapuranga, Serranópolis, Palestina, Firminópolis, Bonfinópolis, Paranaiguara, Sítio d’Abadia, Turvânia, Ipameri, Formoso, Pontalina, Rialma, Campinaçu, Ceres e Davinópolis.
Leave A Comment