Goiânia poderá ter corredores exclusivos para circulação de motos a exemplo do que ocorre em São Paulo. A proposta é do vereador Paulo Magalhães (UB) apresentada, durante sessão plenária desta quarta-feira, 29. O Projeto de Lei (PL),  autoriza a implantação de Faixa Azul para Motos em avenidas de grande fluxo de veículos no município, com o objetivo de proporcionar um fluxo de tráfego mais seguro e eficiente.

 

A Faixa Azul é uma sinalização especial no asfalto que serve para separar o trânsito de motocicletas do tráfego dos demais veículos, evitando que os motoqueiros se arrisquem no chamado “corredor” entre os automóveis. Se aprovado e sancionado pela prefeitura, caberá ao prefeito Rogério Cruz encaminhar pedido de autorização à  Secretaria Nacional de Trânsito, para que as faixas possam entrar em vigor em cada uma das vias solicitadas.

 

 

Na capital paulista a  implementação da Faixa Azul na avenida 23 de maio,  em janeiro de 2022, como projeto-piloto, não registrou  mortes de motociclistas e também reduziu a gravidade dos acidentes. A diminuição das médias de lentidão foi de aproximadamente 15%, em 2022, na comparação com os índices de 2019.

 

De acordo com o PL de Paulo Magalhães, a Faixa Azul para Motos é uma sinalização de segurança com o uso de faixas veiculares da cor azul direcionadas para o tráfego de motociclistas. A  Faixa Azul será demarcada e identificada por sinalização de trânsito adequada, incluindo pintura no pavimento e placas de trânsito.

 

Entende o vereador que a proposta constitui em uma medida eficaz na redução de acidentes, proporcionando um espaço claramente demarcado e seguro. “Essa sinalização irá prevenir colisões e aumentar a visibilidade dos veículos, promovendo um tráfego mais seguro para todos os usuários das vias”, pontuou.