O Centro Cultural Octo Marques, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), lança o catálogo virtual da exposição coletiva “Abrir Horizontes” neste sábado (09/12), às 16h. Na ocasião, o registro será projetado para os presentes e a distribuição de acesso será gratuita. A mostra, que reuniu 100 obras produzidas por 25 artistas, foi realizada nas galerias Frei Nazareno Confaloni e Sebastião dos Reis de 30 de junho a 05 de agosto de 2023.

O catálogo conta com projeto gráfico de Frontana Pereira, fotografias de Rubin Oliveira, e edição dos curadores da coletiva, que são o artista visual Dalton Paula, o artista e curador independente Divino Sobral e o professor de História da Arte e Estética da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás,  Duarte-Feitoza.

A publicação traz texto curatorial, fotografias das obras e salas expositivas e também documenta o “Seminário Abrir Horizontes”, evento realizado durante a exposição que procurou pensar e discutir a produção de arte contemporânea em Goiás.

Fruto de em um processo colaborativo e em parceria com a Faculdade de Artes Visuais da UFG, o catálogo foi pensado e concebido como um registro importante deste evento com o objetivo de integrar a memória das artes em Goiás.

Os curadores pontuam que a exposição buscou pensar o momento presente vivido em Goiás, marcado pelo crescimento da produção artística (em quantidade, qualidade e diversidade) e pela intensificação das atividades artísticas, aquecidas pelas ações dos artistas e dos agentes do mercado.

Ao abrir de uma só vez todas as salas de exposições do Centro Cultural Octo Marques com uma grandiosa exposição, pretendeu-se mostrar a potência do desabrochar coletivo da nova geração que trabalha em Goiás ou que tem relação com o Estado. “Olhar para a juventude com seus muitos caminhos, linguagens, repertórios, inquietações e desejos, é mais que uma maneira de estimular a continuidade da prática das invenções da linguagem visual, é uma forma de compreender a complexidade dos fenômenos do presente e ao mesmo tempo começar a entender o alicerce do futuro”, avaliam os curadores.

Ainda segundo os curadores, a abertura de horizontes implicou em reconhecer que arte contemporânea é uma realidade multifacetada instalada no cenário cultural goiano, “como uma árvore que se renova continuamente”, e justamente por este motivo, a necessidade de registrar esse evento em um catálogo que será digital e distribuído de forma gratuita.

 

O elenco dos artistas da exposição foram: Abraão Veloso,  mbar Pictórica, Ana Flávia Marú, André Felipe Cardoso, Arthur Monteiro, Badu, Benedito Ferreira, Carlos Camilo, Carlos Monaretta, Diego Oliveira, Emilliano Freitas, Estêvão Parreiras, Gabriela Chaves, Hal Wildson,Lina Cruvinel, Manuela Costa Silva, Matheus de Souza, Matheus Pires, Rafael de Almeida, Raquel Rocha, Talles Lopes, Wagner Wagner, Walter Pimentel, William Maia e Xica