Impulsionar a motivação dos funcionários está relacionada ao sentimento de pertencimento e de conforto com relação ao ambiente profissional. Quando bem aplicada, a motivação pode trazer diversos benefícios como o aumento da produtividade, mais qualidade no trabalho prestado, menos rotatividade e funcionários mais satisfeitos. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com um colaborador insatisfeito.

No livro Work Motivation in Organization Behavior, o autor Craig Pinder descreve a motivação dos funcionários como: “(…) um conjunto de forças internas e externas que iniciam um comportamento voltado para o trabalho, determinando sua forma, direção, intensidade e duração”. Em outras palavras, o ambiente de trabalho tem o poder de influenciar positiva ou negativamente o desempenho e a satisfação dos funcionários. E foi buscando essa motivação que muitas empresas ao redor do mundo passaram a adotar práticas internas de incentivo.

Em Goiânia, a GPL Incorporadora é uma delas. Batizada como “Capacete Dourado”, a campanha da incorporadora, que atua há mais de três décadas no mercado imobiliário goiano, premia todos os meses os três colaboradores que melhor performaram. Segundo informa a coordenadora de Segurança do Trabalho e Ações Sustentáveis, Danielle Alves, os colaboradores são selecionados conforme o seu desempenho, organização e pontualidade nos processos de trabalho. “Além de reconhecer a importância dos colaboradores que trabalham nas obras, através de um ambiente onde os colaboradores são reconhecidos por suas contribuições significativas, ao seguir as diretrizes normativas, a empresa demonstra seu comprometimento com altos padrões de segurança, eficiência e qualidade”, destaca.

Sobre a premiação, Danielle informa que os profissionais selecionados ganham uma cesta de alimentos cada, prioridade nas filas de ponto, almoço e assinatura de contracheque, além de fazer um café da manhã especial com a diretoria e ganhar um bônus de 200 reais.

Conforme explica Danielle, nesse projeto, a empresa não apenas reconhece a importância dos colaboradores que trabalham nas obras, mas também cria um ambiente onde esses indivíduos são celebrados por suas contribuições significativas. “A atribuição do ‘Capacete Dourado’ a um membro da equipe não é apenas um gesto simbólico, mas um testemunho tangível da dedicação e habilidades que cada colaborador traz para o campo de trabalho”, destaca a coordenadora de Segurança do Trabalho e Ações Sustentáveis da incorporadora.