Municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, Ride, terão um novo programa de recapeamento asfáltico em vias públicas. Direcionado a 11 municípios a  ação conta com investimento federal de quase R$ 22 milhões, capitaneado pela Seinfra junto ao Ministério das Cidades, em trabalho integrado com a Secretaria de Estado do Entorno. As obras incluem ainda drenagem superficial e de sinalização de trânsito nas ruas que serão escolhidas pelas prefeituras.

Nesta quinta-feira (18/01), os prefeitos estiveram na Seinfra para início da elaboração de convênios entre Estado e prefeituras beneficiadas – Águas Lindas de Goiás, Alto Paraíso, Cavalcante, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso. Todo o processo de licitação dos projetos executivos, de contratação e acompanhamento das obras, além da prestação de contas junto à União, será de responsabilidade da Infraestrutura.

Segundo o secretário Pedro Sales da pasta de Infraestrutura, cada município será contemplado com cerca de 10 quilômetros ou 70 mil metros quadrados de recapeamento, incluindo três cidades de economia turística. “É asfalto na porta de casa, do comércio, das escolas, o que beneficia diretamente a população com mais segurança, mobilidade e qualidade de vida.”

Prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró enfatizou o desenvolvimento social e econômico que as obras proporcionam. “A gente sabe o quanto que a infraestrutura traz outros benefícios para o município, e isso [o programa] demonstra o cuidado e o compromisso do governador com a nossa cidade e a região.” “Começamos 2024 com notícia boa, com nosso governador olhando para a região do Entorno”, comemorou Carlinhos do Mangão, prefeito de Novo Gama.

Secretária do Entorno, Caroline Fleury participou da articulação junto ao Ministério das Cidades e orientou os prefeitos sobre a efetivação do convênio, durante as reuniões com os gestores e deputados estaduais, em Goiânia. “Conquistamos os recursos para Goiás e, agora, a Seinfra está cuidando de tudo para que as obras aconteçam em tempo recorde. Isso é dar qualidade de vida para Entorno, é realmente melhorar a vida do cidadão e mostra o comprometimento do governador com a região.”

Para efetivar os convênios, as prefeituras têm prazo de 30 dias para a entrega de toda a documentação necessária à Seinfra, que deve lançar os editais dos projetos executivos ainda neste primeiro semestre. A previsão é de contratar as obras e iniciar a execução das intervenções a partir do segundo semestre.