Há um ditado zen que diz: “A melhor época para plantar uma árvore foi há 20 anos atrás; o segundo melhor tempo é agora.” de fato o O momento ideal para plantar árvores é durante a estação de chuvas, pois o período chuvoso, que ocorre entre os meses de janeiro a maio, as  chuvas são mais frequentes, o que favorece o desenvolvimento das raízes e das folhas. Além disso, é importante observar a temperatura e a umidade do ar.

Em Goiânia, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), disponibiliza o serviço de plantio gratuito de mudas nativas do Cerrado em calçadas e residências da Capital, o Disque-Árvore. Com mais de 8,6 mil mudas plantadas, desde o lançamento do programa em junho de 2021, a pasta alerta que este período de chuvas é ideal para o plantio.

Com  quatro anos de existência o programa é uma das iniciativas de êxito  e consiste na distribuição de mudas de espécies nativas do cerrado para a população, dentro de um amplo programa institucional de rearborização da cidade de Goiânia. O programa tem estimulado plantios voluntários, devidamente orientados por técnicos, em calçadas de vias públicas, ilhas, fundos de vale, parques, bosques e praças da capital, além de plantios em quintais, chácaras e outras áreas particulares, despertando a consciência do cidadão para a preservação dos recursos naturais.

“Essa é uma época propícia para o plantio, devido ao tempo chuvoso, apesar de que o morador deve ter o cuidado de regar a muda em períodos mais secos”, explica o presidente da Amma, Luan Alves, ao detalhar que, somente em 2023, o Disque-Árvore realizou o plantio de 2.623 árvores em portas de residências e estabelecimentos comerciais da Capital.

A solicitação é feita via WhatsApp (62) 99639-7495. Para o pedido, o cidadão responde a um formulário do Google, envia dados pessoais e fotos da sua calçada. A partir dessas informações, os técnicos avaliam as condições do local, e indicam a melhor espécie para o plantio.

Para o  plantio, é considerada a largura da calçada, fiação elétrica, entrada da garagem e até a encanação de esgoto. O morador recebe a muda de árvore e a compostagem, que é uma mistura de folhas das podas de árvores de parques da Capital e outras matérias orgânicas.