A Prefeitura de Goiânia inicia, nesta quinta-feira (15/2), um mutirão de remoção de entulhos na Região Norte da Capital. A ação é uma das medidas planejadas pela administração municipal para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação se estenderá ´por todas as regiões de Goiânia.
Nesta quinta-feira começou a vacinação contra dengue em crianças de 10 e 11 anos Na capital são 70 pontos de vacinação. Até agora, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu 34.234 doses da vacina Qdenga, que é produzida pela farmacêutica japonesa Takeda e teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. A quantidade de vacinas é suficiente para
atender, com a primeira dose, todas as crianças de Goiânia do grupo inicial.
Qdenga – A vacina é produzida com quatro sorotipos vivos do vírus da dengue: DEN1, DEN2. DEN3 e DEN4. A segunda dose, de acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Pedro Moraes, deverá ser aplicada três meses após a dose inicial. “Todas as recomendações adotadas pelos municípios para inicío da campanha de imunização foram definidas pelo Ministério da Saúde. O público-alvo foi definido porque foi apontado um agravamento maior da doença nessa faixa etária”, detalhou.
Cada frasco da Qdenga contém uma dose de 0,5ml. O número de doses é o mesmo de crianças entre 10 e 11 anos, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo 17.156 com 10 anos e 17.078 com 11 anos. As doses estarão disponíveis nas 72 salas de vacinas do município das 8h às 17h. O imunizante não protege contra Chikungunya, Zika ou Febre Amarela.
Leave A Comment