De acordo com um estudo realizado pelo Banco Mundial, a pesca esportiva gera cerca de 200 bilhões de dólares por ano em atividades econômicas. Esse número inclui gastos com hospedagem, alimentação, transporte, equipamentos e serviços relacionados à pesca. No Brasil, a pesca esportiva também tem sido cada vez mais valorizada como um atrativo turístico. A modalidade atrai turistas do mundo inteiro em busca do contato com a natureza, além de contribuir para a preservação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego e renda.
De olho neste filão, Goiás abre neste sábado, 9,  o campeonato de pesca esportiva “Gigantes do Araguaia, no município de Aruanã. Esta primeira edição da temporada deve movimentar o turismo da região do Vale do Araguaia. O evento segue até outubro passando também por Bandeirantes (distrito de Nova Crixás) e Luiz Alves (distrito de São Miguel do Araguaia.
O campeonato conta com mais de 60 equipes de diferentes regiões do país. Todo o torneio somará o montante de R$ 600 mil em prêmios. Os trabalhos iniciaram, nesta sexta-feira (08/03), com ações sociais junto à comunidade local. A equipe do evento realizou palestras sobre a importância da modalidade “pesque e solte” para preservação das espécies e do meio ambiente e explicou como denunciar casos de pesca predatória.
Já hoje, 9 , durante todo o dia, as equipes percorrem o rio Araguaia com o objetivo de fisgar o maior peixe da competição. Após gravar a medição da espécie, a equipe deve devolver o peixe para o rio. Às 18h, quando retornarem da pescaria, os participantes vão validar os vídeos. A programação segue durante a noite, na Praça da Matriz, com premiação, shows de artistas locais e cerimônia de abertura do Gigantes do Araguaia.
Apoio ao Turismo de Pesca Esportiva – Além do Gigantes do Araguaia, o Governo de Goiás é patrocinador do Circuito Goiano de Pesca Esportiva, em Três Ranchos, Alexânia, Catalão, Niquelândia, Buriti Alegre, Luziânia e São Simão. Além disso, duas competições destinadas às mulheres vão receber incentivos do Estado, o Tucuna Queen, nos dias 4 de maio e 21 de setembro, em Três Ranchos, e o Encontro de Pescadoras, no Distrito de Luiz Alves, com data a ser definida.