O Brasil tem ainda um déficit habitacional de aproximadamente 6 milhões de domicílios. Um estudo realizado pela Fundação João Pinheiro (FJP), tendo como base dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente ao período entre 2016 e 2019, revela que o país tem uma carência de 5,876 milhões de habitações, e em Goiás 209.424.
Na comparação com 2016, esse cenário não mudou, quando o déficit era de 5,657 milhões de domicílios, aumento de 3% na comparação com 2019. A maior parte da população brasileira que vive em moradias que não são próprias ou consideradas precárias é formada por famílias com renda mensal abaixo de três salários mínimos, faixa de renda que representa 85,5% dos agrupamentos familiares que sofrem com o déficit habitacional
Outro empecilho enfrentado por essas famílias, além da baixa renda, é a dificuldade de comprovação de renda, já que boa parte daqueles que são o arrimo de família trabalham de forma autônoma ou no mercado informal de trabalho. Diante da situação, os loteamentos empreendimentos populares acabam sendo a alternativa para que esse público de baixa renda consiga realizar o sonho da casa própria.
É o que observa o diretor da Localiza Imóveis, Danilo Tavares. A empresa urbanizadora, que atua especialmente na região metropolitana de Goiânia, desenvolve vários projetos de loteamentos e oferece parcelamentos para compra de lotes sem a necessidade de comprovação de renda. “A gente percebeu que este público fica à margem do processo de conquista à casa própria porque não preenchem os requisitos bancários. E, por valorizarem a casa própria, normalmente não temos problemas de inadimplência, que fica na casa dos 6%, um índice baixo comparado a média”, diz.
O mais recente deles é o Reserva do Bosque, um bairro planejado no município de Abadia de Goiás e que terá capacidade de receber 3.600 famílias, quando estiver 100% concluído. O empreendimento, já parcialmente entregue e habitado, foi projetado para ser o futuro centro da cidade, vizinha à Goiânia e Aparecida de Goiânia. Na hora de comprar o terreno, além de não se exigir nenhuma comprovação, a empresa também não consulta nenhum órgão de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC.
Facilidades ajudam- As facilidades oferecidas pela empresa chamou a atenção do auxiliar de manutenção de máquinas Johnathan Dias de Jesus, 37 anos, morador de Abadia de Goiás. Ele comprou um loteamento da empresa sem comprovar renda e sem consulta aos órgãos de proteção ao crédito. “Eu paguei aluguel a minha vida inteira. É um dinheiro que não volta mais. Quando eu vi essa oportunidade, não pensei duas vezes e procurei o estande de vendas da empresa. Paguei apenas duas diárias a um pedreiro de obras, o resto eu mesmo vou construir”, relata Johnathan.
O casal Izabela Oliveira e o marido também foram atraídos pelas facilidades oferecidas pela Localiza Imóveis. Eles visitaram o plantão de vendas localizado em um ponto estratégico de Abadia de Goiás e resolveram adquirir a propriedade. Izabela conta que a facilidade do processo e a não comprovação de renda foram fundamentais para fechar o negócio. “Ele [o corretor] explicou como funcionava tudo e viemos ao estande para assinar a documentação. Nós moramos no lote dos meus pais e temos um filho de nove meses, estamos pensando no futuro a longo prazo. Vamos construir por etapas, conforme nossa condição financeira”, afirma.
Rejane Maria Rodrigues de Souza, coordenadora de produto do Reserva do Bosque, lembra que outra vantagem para sair do aluguel por meio do lote é a possibilidade do proprietário construir a casa própria aos poucos, de acordo com seus recursos. “Muitos são os nossos clientes que constroem aos poucos, na medida em que os recursos entram”, complementa.
Leave A Comment