A partir desta quinta-feira, 18, estados e municípios listados pelo Ministério da Saúde para vacinar contra a dengue, podem ampliar a faixa etária para aplicação da dose para até 59 anos. A medida foi tomada para utilizar as doses remanescentes da leva inicial da campanha de vacinação, que vencem no dia 30 de abril. Ao todo, são cerca de 65 mil doses distribuídas em todo o Estado de Goiás e a aplicação fica ao encargo das secretarias municipais de saúde.
Os idosos apresentam as maiores taxas de hospitalização por dengue no Brasil. Vale destacar que o grupo ficou de fora da faixa etária considerada prioritária para receber a vacina contra a dengue por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso porque a própria bula da Qdenga estipula que o imunizante é indicado somente para pessoas com idade entre 4 e 60 anos. Ainda assim, em laboratórios particulares, o imunizante é aplicado em idosos, desde que seja apresentado pedido médico.
Para quem se imunizar, o correto é a aplicação de duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas. Uma nova leva de vacinas já foi encomendada e, quando chegar, voltará a ser aplicada na faixa etária de 10 até 14 anos, conforme recomendação inicial do Ministério da Saúde.
A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas. Uma nova leva de imunizantes já foi encomendada e, quando chegar, voltará a ser aplicada na faixa etária de 10 até 14 anos, conforme recomendação inicial do Ministério da Saúde.
Veja locais de vacinação contra a dengue em Goiânia (de 4 a 59 anos):
Leave A Comment