Um prato de família marca gerações, memórias e carrega, além do sabor, histórias especiais e únicas, e agora poderá conquistar novos paladares. A organização da festa cultural e gastronômica, que chega à 18ª edição em 2024, está realizando um concurso para trazer um novo prato para o cardápio valorizando o talento culinário dos moradores da cidade, que é considerada a maior concentração da imigração italiana do Centro-Oeste no século passado.
“Nosso objetivo é trazer novidades e aumentar o engajamento e as oportunidades aos moradores”, diz Maria do Carmo Basílio, da organização do evento. Todos os anos, a pequena cidade de menos de 10 mil habitantes recebe cerca 120 mil visitantes para curtir a cultura e a gastronomia italiana.
Na primeira etapa do Concurso, que ocorreu no dia 19 de abril, 14 participantes apresentaram os pratos na primeira etapa para um corpo de jurados. Foi uma disputa acirrada em que todos os pratos tiveram alta pontuação. Não foi uma decisão fácil para o juri, mas os 5 finalistas já foram selecionados. Na sexta, 26 de abril, um novo júri irá degustar os pratos ao meio-dia eleger o campeão.
Conheça os finalistas:
- Heloise Gomes Duarte apresentou o Rondelli Cremoso, uma massa fresca recheada de frango cremoso com catupiry e molho branco com manjericão e queijo, assado e gratinado no forno;
- Natália Borges trouxe a Pasta con Polpette, um macarrão com molho ao sugo acompanhado de tradicionais polpetas e creme de queijo;
- Maria José de Paula concorre com a Torta del Pastore, uma massa servida com carne de vaca ao molho de tomate com batata inglesa, creme de leite, leite integral, mussarela, queijo meio cura ralado e condimentos.
- Mariney Stival também está entre as finalistas com sua Pitiza de Macarrão, um prato à base de macarrão com molho de carnes e ervas com creme de leite.
- Raquel Faria compete com a Pasta ao Molho Funghi, uma receita de massa com lombo em cubos, manteiga, alho, cogumelos fatiados, creme de leite, espaguete e cheiro verde.
Todas as participantes foram elogiadas pelo capricho e sabor de seus pratos, pelo tempero, técnica e, sobretudo, pela iniciativa de participar do Concurso de Massas e dar um novo passo rumo ao mundo da gastronomia. A jurada Juliana Castelo Branco, chefe de cozinha, reconheceu o talento das participantes: “Foi excelente, temperos deliciosos, técnicas muito boas. Aconselho a elas a continuarem investindo na área gastronômica. Não é um caminho fácil, mas com certeza é recompensador. Espero que elas vejam este concurso como a primeira porta para uma grande carreira na gastronomia”, disse a chef.
As finalistas concorrem pelo prêmio de ter sua receita incrementada pelo menu da Cantina da Nonna, uma homenagem oficial do evento e um prêmio em dinheiro no valor de R$1.000, entregue pela Marajoara Laticínios, patrocinadora e parceira oficial do evento.
Leave A Comment