A ministra Nísia Trindade usou rede social X (antigo Twitter) na terça-feira (30) para anunciar a ampliação da vacinação contra a gripe para todas as pessoas acima de 6 meses de idade. A medida passa a valer a partir do momento em que Estados e municípios receberem a notificação da pasta.  Segundo ela, a medida ocorre para responder ao aumento dos casos de influenza no País.

 

A Campanha de Vacinação contra a Gripe começou no dia 25 de março  e segue até o dia 31 de maio. Os  municípios têm autonomia para realizar  mobilizações caso achem necessário para alcançar a cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 90%.

 

Após anúncio do Ministério da Saúde (MS), Goiânia amplia a vacinação para toda a população acima de seis meses de idade a partir desta quinta-feira (2/5). “Neste feriado já atendemos quem procurou as quatro unidades que estavam abertas, mas oficialmente começamos a ampliação nesta quinta”, informa a diretora de Vigilância Epidemiológica, Marília de Castro.

Para atender à população, a  Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai manter as doses em todas as 72 salas de vacina do município. Entre elas está o Centro Municipal de Vacinação (CMV) que foi reaberto após passar por revitalização.

A vacinação expandida contra Influenza vai até enquanto houver estoque. Goiânia tem mais de 100 mil doses do imunizante e poderá receber mais. O objetivo da expansão é aumentar o número de vacinados e, com isso, melhorar a cobertura vacinal que ficou abaixo do ideal nos últimos anos.

Do início da campanha em 5/4, até a última segunda-feira (29/4), em Goiânia foram aplicadas 97.169 doses. Até o momento, o percentual dos grupos prioritários vacinados é de 22,04%.

O horário de atendimento para vacinação na capital é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os locais de vacinação durante a semana podem ser consultados no seguinte link:
https://saude.goiania.go.gov.br/wp-content/uploads/sites/3/2024/04/Salas-de-Vacina-COM-HORARIOS.pdf

 

 

A vacina oferecida na rede pública de saúde previne os principais vírus influenza presentes no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. No entanto, a proteção só ocorre de duas a três semanas após a aplicação da dose, por isso o alerta para a importância de se vacinar o quanto antes para evitar casos graves, hospitalizações e mortes por gripe. Importante ressaltar que crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.