O município de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, será o primeiro a encenar as Cavalhadas em 2024. A representação da batalha entre mouros e cristãos será realizada neste sábado, 11. O projeto Circuito das Cavalhadas segue até outubro, com participação de 15 cidades — duas a mais que em 2023. O investimento de R$ 4,4 milhões para apoiar as prefeituras na realização dos eventos.
Os  recursos estaduais são utilizados para montagem de tendas e estruturas de arquibancada, divulgação, compra de fantasias e adornos, entre outros itens.  Em vários municípios, a maior festividade que acontece durante o ano é justamente as Cavalhadas. Durante esse período tem geração de emprego, seja direto ou indireto, e renda e o fluxo turístico aumenta muito.
As novidades no circuito deste ano são os municípios de Niquelândia, onde a festa ocorrerá em setembro, e Silvânia, com data ainda a definir. Para Caiado, a ampliação reflete o esforço do Governo de Goiás para manter a tradição viva.
Fotolivro – Outra ação para valorizar as Cavalhadas é o lançamento do fotolivro “Circuito das Cavalhadas”, produzido pela Secult Goiás, com apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Idheias. A obra traz um mapa das localidades que realizam os festejos. São 92 páginas com registros fotográficos de cristãos e mouros, princesas e personagens, além de informações e curiosidades.
Confira o calendário do Circuito das Cavalhadas 2024:
– Luziânia – 11 de maio
– Santa Cruz de Goiás – 18 e 19 de maio
– Posse – 18 e 19 de maio
– Jaraguá – 18, 19 e 20 de maio
– Pirenópolis – 19, 20 e 21 de maio
– Palmeiras de Goiás – 31 de maio, 1 e 2 de junho
– Hidrolina – 15 e 16 de junho
– São Francisco de Goiás – 15 e 16 de junho
– Crixás – 29 e 30 de junho
– Silvânia – a definir
– Cedrolina (Santa Terezinha de Goiás) – 20 e 21 de junho
– Corumbá de Goiás – 5, 6 e 7 de setembro
– Pilar de Goiás – 7 e 8 de setembro
– Niquelândia – 28 de setembro
– Cidade de Goiás – 25 e 26 de outubro