De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem, no mundo, por ano em acidentes de trânsito, e desse total metade das vítimas são pedestres, ciclistas e motociclistas e um dos objetivos da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030 é sobre segurança no trânsito, que prevê reduzir para a metade o número global de mortes e lesões causadas por acidentes de trânsito até 2020.
O trânsito brasileiro é o quarto mais violento do continente americano, segundo dados divulgados pela OMS. São Paulo é o Estado com maior número de óbitos no trânsito e dirigir alcoolizado é a segunda maior causa. Pensando em diminuir o número de acidentes, foi publicada no ano passado a Lei Ordinária 13.546, do Código de Trânsito Brasileiro, que aumenta a punição para o motorista que causar morte dirigindo alcoolizado. Ou seja, a pena, que antes era de 2 a 4 anos de detenção, passa para 5 a 8 anos de reclusão.
Na esteira de ações para diminuir os índices de acidentes no trânsito a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realiza, durante o mês de maio, uma série de ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da adoção de um trânsito seguro e humanizado, em que prevaleça o respeito à vida e à legislação vigente. As atividades integram a campanha Maio Amarelo, desenvolvida em todo o mundo com o propósito de reduzir taxas de mortalidade e sequelas decorrentes dos acidentes viários. Neste ano, a campanha tem como tema: “Paz no trânsito começa por você”.
Entre as ações realizadas neste mês pela SES-GO destacam-se blitze educativa, palestras, distribuição de material informativo e seminário com a participação de especialistas. A coordenadora estadual de Vigilância de Violência e Acidentes (Viva) da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES-GO, Maria de Fátima Rodrigues, acentua que os acidentes de trânsito representam um grave problema de saúde pública devido aos altos índices de morbimortalidade.
“Diante desse cenário, a SES-GO tem o papel de produzir informações qualificadas que possam subsidiar as intervenções efetivas para a prevenção das mortes por acidentes de trânsito. A pasta também estimula gestores e profissionais das unidades de saúde a realizar ações rotineiras e pontuais sobre o respeito à legislação de trânsito”, destaca.
Os registros do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) da SES-GO mostram que no ano passado foram 1.570 mortes por acidentes de trânsito em todo o estado. Destas, 253 foram notificadas em Goiânia. Neste ano, de janeiro a abril, foram registrados 51 óbitos na capital relacionados a acidentes de trânsito.
A SES-GO estará presente na realização do Encontro de Mobilidade Urbana, Trânsito e Saúde da Região do Entorno do Distrito Federal, que acontece no dia 28 de maio (28/05), na Câmara Municipal de Luziânia. O evento reunirá especialistas, profissionais, gestores públicos e privados, bem como representantes da sociedade civil, com o objetivo de discutir e apresentar possíveis soluções para os desafios enfrentados no contexto dos deslocamentos urbanos e no transporte de mercadorias nas cidades.
Leave A Comment