Os Missionários Redentoristas de Goiás e todos os devotos estão na contagem regressiva para o maior evento religioso do Centro-Oeste e único do mundo em devoção ao Pai Eterno. Que acontece entre os dias 28 de junho a 7 de julho, em Trindade, com o tema “Pai Eterno, a Vós, nossa oração”.

Segundo o reitor do Santuário, padre Marco Aurélio Martins, uma das novidades deste ano é o foco na sustentabilidade. Todas as melhorias são para que o devoto, sinta-se acolhido da melhor forma possível. “Estamos trabalhando muito para que seja uma linda festa como todos os anos acontece. Mas, para este ano, vamos promover uma sustentabilidade que proporcione carbono zero”, explica o reitor.

Para promover ações sustentáveis, o Santuário realizou parcerias com várias empresas, adotando iluminação promovida por placas de energia solar, veículos elétricos que fazem o percurso do Santuário até a Nova Casa do Pai, e geradores abastecidos com biodiesel para a realização das missas campais e percurso da entrada da construção do novo Santuário.

Devoção ao Pai Eterno – Conta a história que a enxada do lavrador acertou algo rígido, mas não era uma simples pedra, era um belíssimo medalhão de barro, de aproximadamente oito centímetros, nele estava representada a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Na simplicidade, o casal de agricultores não imaginava o grandioso significado daquele objeto.

O reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, o missionário redentorista padre Marco Aurélio Martins, explica que no medalhão estava esculpida a imagem do centro da fé, que é a Trindade Santa. “Conhecemos como a comunhão, Deus Pai, Filho e o Espírito Santo em uma comunhão de amor. E ali está Maria, uma grandeza do ícone”, explica o religioso.

O casal se encantou e, demonstrando fé, amor e devoção, levaram o medalhão para casa, mas não imaginavam que aquele acontecimento mudaria a vida do povo daquela região. Assim, as pessoas começaram a se reunir e orar próximas à imagem, criando uma força de fé que alcançou o coração do Brasil.

Com as graças recebidas, construiu-se uma pequena capelinha de buriti. E essa Romaria foi crescendo como uma mancha de óleo, então chamou os compadres, vizinhos e as pequenas cidades em torno. E ela foi se transformando pouco a pouco nessa grande romaria, mas o monte formador da romaria do Divino Pai Eterno de Trindade é o evangelho.

Algum tempo após o início das orações em torno do medalhão, Constantino percorreu mais de 120 quilômetros de distância da região do Barro Preto até a cidade de Pirenópolis com o intuito de restaurar o objeto sagrado. No município, morava um importante artista plástico goiano. A ele, Constantino encomendou uma imagem a partir do medalhão. Assim, gerou a imagem tradicional e iniciou a Romaria.

Para pegar o medalhão restaurado, Constantino deixou seu cavalo e fez o percurso de Pirenópolis a Trindade a pé, marcando a primeira grande procissão. A imagem original do Divino Pai Eterno fica no Santuário Basílica, assim como o próprio medalhão. Ele foi exposto uma vez, no dia 5 de julho de 2020, devido ao Jubileu de 180 anos de devoção. O medalhão mostra que na pequenez, na humildade, o Pai Eterno manifestou sua misericórdia.