A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-GO) faz, nesta quinta-feira (23), às 8h30, um  café da manhã para o  lançamento do  18º Festival Italiano de Nova Veneza, que acontecerá no município de Nova Veneza entre os dias 6 e 9 de junho.

Na oportunidade, a  organização do evento apresentará as novidades desta edição, cujo tema é “A casa da Itália”. O coral infantil italiano e o cantor veneziano e descendente italiano, Valdir Amaral, duas atrações do festival, mostrarão um pouco do que preparam para o evento, que oferecerá muita gastronomia,  danças típicas, música e até esportes

O Festival Italiano de Nova Veneza integra o Circuito Gastronômico do Estado de Goiás onde mais de 120 mil pessoas passam pela cidade nos dias de festa.

Novidades da 18ª edição – Entre as novidades para a sua 18ª edição, a Cantina da Nonna, a cozinha oficial do evento, traz um novo prato, o Rondelli Cremoso, resultado de um concurso realizado entre os moradores locais, visando adicionar uma nova iguaria ao já renomado cardápio, que contará com 25 opções. Além disso, cerca de 30 estandes completam a diversidade da culinária inspirada no País da Bota.

No âmbito musical, o festival terá o show de abertura  com  Daniel Boaventura, que vai abrir a festa. O artista é conhecido por suas performances em musicais, bem como atuações em telenovelas e peças teatrais. Vale lembrar que, como ator, Daniel interpretou o misterioso e enigmático Diogo, na novela Passione, e inspirado pelo clima, resolveu lançar um novo (seu segundo) álbum só de músicas italianas, intitulado ‘Italiano’.

O Festival Italiano de Nova Veneza é realizado desde 2003, quando surgiu para valorizar a história da cidade, fundada por colonos italianos que vieram para o Brasil há mais de 100 anos. Hoje, cerca de 60% da população do município de Nova Veneza é formada por descendentes italianos.

Além do resgate cultural, a iniciativa estimula também a economia local. Toda a cadeia produtiva da região é envolvida: de produtores de milho, tomate, hortaliças, gado, frango etc, a profissionais do setor de gastronomia, eventos, artistas, entre outros, todos se envolvem com o festival.