Foi divulgado  o resultado final do Edital de Seleção de Apresentações Artísticas e Culturais para a 25ª Edição do Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que acontece entre os dias 11 e 16 de junho, na cidade de Goiás. Com mais de 1,3 mil acessos ao edital, foram selecionadas 16 atrações locais e 11 regionais. O resultado pode ser conferido no site oficial do festival: https://fica.go.gov.br/O Fica é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).

No edital de homologação, as propostas foram organizadas por modalidade e categoria, identificadas pelo número de inscrição, em ordem de classificação dos selecionados dentro das vagas previstas, seguidos dos suplentes e demais inscrições não classificadas.

A programação artística e cultural do festival é dividida em duas modalidades: 1 – Atrações Locais, para artistas e grupos artísticos residentes na Cidade de Goiás, e 2 – Atrações Regionais, para aqueles de todo o Estado.

Dentro da modalidade 1, foram selecionadas 5 propostas para a categoria Festejos da Cultura Popular. São elas: Carnaval para todos,  100 anos escola de samba Associação atlética União Goiana, Experimento 360 –  Saracura do Brejo, Roda de Capoeira Angola dos Meninos de Angola, Grupo de Jongo Malungos de Angola e Mocidade toda preta é rainha!

Na categoria Apresentações Musicais, foram 7 os selecionados: Meu Brasil Brasileiro – Lourany Cruz; Viola Cabocla – Rafael Guerreiro; Apresentação Musical “A Trilha Do Tatu” – Grupo Charangau; Ronaldo Oliveira: Escrevivências; Encontro em Vila Boa – Mari Camargo e Demis Ferreira; Grupo Samba, Cidade e Sociedade e Show do Soul do Pagode.

A proposta Danças Urbanas – B-Boy Jack foi a selecionada para a única vaga na categoria Apresentação de Cultura Hip Hop e na categoria Vocalização de Poesia, com 3 vagas disponíveis, ficaram: Álvaro Negro e Prece – Dayse Kênya; Poema em Linha Reta – Luiz André e Prisma – Murilo Ribeiro.

Participam da segunda modalidade, 11 propostas para a única categoria de Apresentações Musicais. São elas: Cartola 50 anos – Samba Matuto; Carne Doce apresenta show de lançamento do novo álbum “Cererê” no Fica 2024; Show Sina – Luiz Garcia; Tinindo Trincando – Ingrid Lobo; Show – Do Fundo da Alma – Tom Chris; Show “Laços” – Cláudia Vieira; Canções de Bituca – Diones Correntino Trio; Dona da Roda homenageia Dona Ivone Lara – A Dama do Samba; Raízes Sonoras – Caboclo Roxo; Show “Décadas” – Os Rockefellers e Projeto MPBeats – Projeto MPBeats.

Os selecionados receberão entre R$ 2 e R$ 10 mil de cachê, a depender da categoria. O festival conta, ainda, com três atrações nacionais: Sandra Sá, na sexta, (14/05), a banda Ira!, no sábado (15/05), e Silva fechando o evento no domingo (16/05).

Evento multicultural
O Fica 2024 conta com uma vasta programação gratuita, com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, atividades de cunho ambiental e atrações culturais.

O festival conta com apoio do programa Goiás Social; das secretarias de Estado da Retomada; de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Saneago; Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG); Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás. Este ano o evento também tem como apoiadores a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Grupo Kelldrin e Saga BYD.