Com seus 184 anos de história, em 2024 a Romaria do Divino Pai Eterno adotará uma postura pioneira ao integrar a sustentabilidade nas ações desenvolvidas na maior festa religiosa do Centro-Oeste. A preocupação está em conformidade com as solicitações do Papa Francisco com a Casa Comum. É um compromisso inovador que os Missionários Redentoristas adotarão em todas as celebrações, com uso de energia renovável. As  diretrizes sobre a  Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno foi lançada na terça-feira, 28.

Reitor do Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Marco Aurélio falou que  o  Papa Francisco tem insistido na preocupação em cuidar  do meio ambiente e os impactos que os seres humanos provocam.  “Na prática, teremos energia renovável e também placas de energia solar para gerar a energia necessária para garantir o funcionamento de toda a Romaria. É um gasto muito grande e precisamos trazer clareza e transparência para que as pessoas celebrem a sua fé e a responsabilidade social que lhes é atribuída”, destaca.

Ao destacar a importância da sustentabilidade para a Romaria, o prefeito Marden Jr. comemorou a conquista da licença do aterro sanitário e, consequentemente, o fim do lixão no município. “Fomos a primeira cidade a ter o aterro licenciado e isso é a sustentabilidade que a igreja deseja ser realizado este ano. Teremos a coleta seletiva para ampliar esse quesito e fechar o ciclo. É uma missão difícil, durante os dias de Romaria a produção de lixo aumenta mais de 200%, mas estamos preparados para lidar com isso”, pontuou.
Marden apontou ainda que o investimento total na festa é de cerca de R$ 6 milhões para garantir uma “Romaria pujante e bem organizada”. “É um investimento em parceria com o Estado e com a Igreja, todos de mãos dadas para fazer uma festa bonita para todos os romeiros.”

Histórico – A festa religiosa em Trindade tem 184 anos de tradição e terá como foco nesta edição a sustentabilidade. Com o tema: “Pai Eterno, a Vós, nossa oração”, a edição traz o “Caminho da Luz”, que proporcionará aos romeiros um percurso simbólico de reflexão sobre o impacto de suas ações no planeta. Essa é mais uma manifestação pública de mudança devido aos problemas enfrentados pelo mundo. São 10 dias de festa dedicada ao Pai Eterno entre os dias 28 de junho e 7 de julho.

Além das práticas sustentáveis, a Romaria terá o Espaço do Romeiro, uma grande área climatizada de 9 metros de altura por 60 metros de comprimento, localizada na praça da Basílica. O espaço é destinado ao acolhimento dos romeiros, oferecendo um refúgio confortável com praça de alimentação diversificada, palco para atrações musicais, tanto sertanejas quanto religiosas, e exposições sobre as obras sociais realizadas pela basílica.

Energia solar e biodiesel – A energia para as celebrações na Basílica será fornecida por uma usina solar, graças à parceria com a Yellot, uma startup de energia solar que também modernizou as placas fotovoltaicas da basílica. São três geradores de 550 KVA, operados pela BRG Geradores e abastecidos com biodiesel fornecido pela JBS, que iluminarão o Caminho da Luz e fornecerão energia às missas campais.

Mobilidade elétrica – A romaria incorpora o transporte sustentável por meio de um ônibus 100% elétrico do ITA para o transporte de funcionários, além de veículos elétricos para romeiros e uma van elétrica que distribuirá água ao longo do evento.

Gestão de resíduos – A parceria com a Bom Lixo garante a instalação de pontos de coleta para resíduos recicláveis, promovendo um descarte consciente entre os participantes.

Inovação e conexão – A introdução do Caminho da Luz simboliza o elo entre a tradição e a inovação. O percurso iluminado guiará os romeiros na construção do novo Santuário e refletirá a luz da consciência ambiental que os Missionários desejam inspirar em cada um dos presentes.

Inovações no Espaço do Romeiro – Atrações interativas e educativas: uma sala 3D oferecerá aos devotos uma experiência imersiva na realidade virtual do Novo Santuário; Serviços integrados: suporte médico, ambulatório, e um ponto de contato para a realização de cadastro para filho evangelizador;