O Arquivo Histórico Estadual (AHEG), unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), é uma das instituições participantes da 8ª Semana Nacional de Arquivos, evento que acontece simultaneamente em várias entidades do Brasil, entre os dias 3 a 9 de junho.

Em Goiás, a programação do Arquivo será realizada em parceria coma Eco Academia de Letras Ciências e Artes (EALCA), na próxima quarta-feira (5 /6), com a palestra: Abertura do Centenário Marilda de Godoy Carvalho, que homenageia a primeira diretora do AHEG. A atividade terá como ministrante Antônio César Caldas Pinheiros, mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), doutor em Documentação, pela Universidade de Salamanca, e diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central, da Pontifícia Universidade de Goiás (PUC).

Também participa da palestra Maria Teresinha Campos de Santana, doutora em Documentação pela Universidade de Salamanca, diretora da EALCA, coordenadora adjunta da Casa da Memória, da UFG, membra do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) e do Instituto Bernardo Élis Para os Povos do Cerrado (ICEBE).

Historiadora        
Marilda de Godoy Carvalho nasceu na cidade de Goiás. Organizadora do acervo vindo de Goiás, com a mudança da Capital, criou o Arquivo Histórico Estadual, idealizou a Revista do Arquivo Histórico de Goiás e fundou a Associação dos Amigos dos Arquivos de Goiás. A literatura veio ainda na juventude com o livro de crônicas e poemas em periódicos goianos. Em seu currículo somam-se discursos, biografias e trabalhos históricos sobre a mudança da capital.

A historiadora é patrona de uma das cadeiras da EALCA e ocupa a cadeira nº 2 da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag). Foi membra
da Associação de Arquivologia do Estado de Goiás (AAG), da Academia Trindadense de Ciências, Letras e Artes (Atleca), a Academia de Letras de Piracicaba (APL), do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), da Seção de Goiás da União Brasileira de Escritores (UBE), e do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico da Prefeitura de Goiânia.  É autora dos livros: “Bailado da vida”, poemas, em 1985; e “E o bailado continua”, crônicas e poemas, ambos em parceria com as irmãs Terezy Fleury de Godoy e Augusta Godoy Cordeiro Machado.

Arquivos acessíveis

A 8ª Semana de Arquivos é promovida pelo Arquivo Nacional e traz nesta edição o tema: Arquivos Acessíveis. O objetivo do evento é celebrar o Dia Internacional dos Arquivos que é comemorado no dia 9 de junho. Durante o período de atividades, de 3 a 9 de junho, diversas instituições arquivísticas, centros de memória e documentação e demais entidades terão uma programação especial com  eventos acadêmicos e artístico-cultural. O intuito desta ação é abrir os arquivos para a sociedade e divulgar o trabalho de salvaguarda do patrimônio documental desenvolvido no país.

Programação:

Palestra: Abertura do Centenário Marilda de Godoy Carvalho

Dia: Quarta-feira (05 /06/2024)

Horário: 09h

Local – Arquivo Histórico

Entrada gratuita