Aconteceu nesta segunda-feira, 10, o lançamento da Taça das Favelas 2024, o maior campeonato de futebol entre jovens de periferias do mundo, no Anfiteatro da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), onde mais de 5 mil pessoas lotaram o espaço. Realizado nos moldes de um sorteio de Copa do Mundo, o movimento A Taça das Favelas se consolidou como um dos promotores da inclusão social através do esporte ao fortalecer a cultura de paz e fomentar a integração entre as comunidades, ressignificando os territórios e fortalecendo a autoestima da juventude nas periferias.
O evento contou com diversas atrações esportivas e culturais, assim como sorteios das chaves e distribuição de premiações. Vários atletas, ex-atletas e dirigentes dos três maiores clubes de futebol do estado marcaram presença no lançamento que reuniu algumas das maiores autoridades de Goiás, além de empresas, parceiros e apoiadores da competição.
O presidente da Central Única das Favelas em Goiás (Cufa-GO), Breno Cardoso, destacou que a competição é uma política pública social para os jovens da periferia A Cufa é uma organização não governamental brasileira reconhecida nacional e internacionalmente, com atuação nos âmbitos político, social, esportivo e cultural. Fundada há mais de 20 anos, promove há mais de 10 anos a Taça das Favelas, que é o maior torneio de futebol entre comunidades e periferias do mundo. São mais de 400 mil jovens em todo o país, em Goiás são mais de 25 mil.
O próximo passo é fazer a bola rolar. A abertura da Taça das Favelas ocorre no dia 13 de julho, com jogos previstos para todo o fim de semana. A grande final será no dia 21 de setembro. Na edição de 2023, participaram da competição 200 equipes e mais de 2 mil atletas.
Leave A Comment