Dentre as diversas ações de conscientização da 25ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), uma delas será a disponibilização de um posto coletor de medicamentos vencidos ou em desuso, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do estado (CRF-GO). A coleta dos resíduos químicos será na terça-feira (11/06), das 9h às 17h, no Espaço Fica Compartilhado, na Praça do Chafariz.

 

O Fica é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). O festival acontece entre os dias 11 e 16 de junho.

 

O objetivo da ação é incentivar a população a fazer o descarte consciente de medicamentos para evitar prejuízos ao meio ambiente, em decorrência do descarte inadequado como os realizados em lixo comum, pias ou em vasos sanitários.  Poderão ser dispensados na caixa coletora pomadas e cremes, comprimidos e drágeas, pós, líquidos e sprays. Três farmacêuticos também estarão no local para explicar a maneira correta de se descartar medicamentos à população local.

 

Segundo dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI/Anvisa), a população brasileira gera anualmente mais de 10 mil toneladas de resíduos de medicamentos, para os quais não há, no país, um sistema adequado de descarte. Medicamentos não podem ser dispensados no lixo comum ou no vaso sanitário, pois podem causar prejuízos para o solo e para a água, colocando em risco a saúde humana e demais espécies animais. “O descarte inadequado representa risco não só ao meio ambiente, mas à saúde da população, porque os resíduos fármacos podem contaminar nossa água e alimentos”, alerta a presidente do CRF-GO, Lorena Baía.

 

Para conferir todas as ações e atividades do Espaço Fica Compartilhado, visite a página oficial do festival no endereço fica.go.gov.br/espaco-fica-compartilhado/.

 

Evento multicultural – O Fica 2024 conta com uma vasta programação gratuita, com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, atividades de cunho ambiental e atrações culturais.

 

O festival conta com apoio do programa Goiás Social; das secretarias de Estado da Retomada; de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Saneago; Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG); Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás. Este ano o evento também tem como apoiadores a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), The Nature Conservancy, MapBiomas, Museu Nacional dos Povos Indígenas/Funai, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Grupo Kelldrin e Saga BYD.